Idealizadora do projeto Virei Lua divulga nota de esclarecimento sobre a iniciativa - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Política - 24 Out 2021 10:00

Idealizadora do projeto Virei Lua divulga nota de esclarecimento sobre a iniciativa

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 637
Idealizadora do projeto Virei Lua divulga nota de esclarecimento sobre a iniciativa Foto: Mariana Garcia/G1

O combate ao que ficou conhecido como pobreza menstrual, que é a falta de acesso de muitas brasileiras a itens básicos de higiene, como absorventes, tem ganhado cada vez mais destaque em todo o país. Vetada no começo de outubro pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a distribuição gratuita do item a alguns grupos, como das estudantes de baixa renda, está em pauta no Executivo e Legislativo e em alguns municípios catarinenses, como Xanxerê.

Algumas cidades do estado já contam com leis e projetos de combate à pobreza menstrual, outros estão aprovando agora. É o caso de Chapecó, onde a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na última semana, um projeto de lei de origem do Executivo, que entre outras ações, tem a finalidade de distribuir absorventes higiênicos a quem precisa e não tem como comprar. 

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Em Xanxerê, a Administração Municipal também protocolou na Câmara um projeto de lei para a criação do Programa Municipal de Combate à Pobreza Menstrual, por meio de políticas de atenção à saúde, educacionais e assistência social. A iniciativa denominada de Projeto Virei Lua é inspirada na ação desenvolvida pela assistente social Samantha Roloff, desde 2020. Mas a primeira votação, que deveria ocorrer na última segunda-feira (18), foi adiada, após vereadores pedirem vista e mais explicações acerca do projeto.

No último sábado (23), Samantha divulgou em suas redes sociais uma nota de esclarecimento sobre o projeto Virei Lua. Confira na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Projeto Virei Lua

Em respeito a todos os colaboradores do Projeto Virei Lua, desses 15 meses de existência e que nos permitiram a doação de aproximadamente 1.500 kits de higiene, faz-se necessário os seguintes esclarecimentos:

a) O Projeto surgiu por uma iniciativa pessoal com objetivo de combate à Pobreza Menstrual, entendida como acesso à Educação Menstrual e aos absorventes. Um dos seus eixos centrais é a articulação política, por compreender que a Pobreza Menstrual é um problema de saúde pública, reconhecida pela ONU, devendo ser combatida através de políticas públicas.

b) Em Abril de 2021 apresentamos ao Executivo Municipal proposta de Projeto de Lei, com o intuito de garantir dignidade menstrual à população xanxerense, alicerçado na Constituição Federal, através do fundamento da Dignidade da Pessoa Humana e do objetivo constitucional de “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

c) O Projeto de Lei proposto está baseado essencialmente no meu compromisso ético-político para a construção de uma sociedade justa e igualitária e embora seja destinado essencialmente às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, respeita à todas as formas de existências, privando-se de qualquer julgamento moral e/ou religioso, uma vez que cabe ao Estado tratar a todos igualmente perante a Lei.

d) Que a Educação Menstrual tem como objetivo promover um olhar integral sobre os nossos corpos, a fim de garantir saúde, bem-estar, autoconhecimento e autonomia. Desta forma, ressalta-se que é TOTALMENTE deturpada qualquer vinculação do Projeto Virei Lua com a chamada “ideologia de gênero”.

e) Que esse posicionamento em prol da liberdade, da igualdade, da não discriminação e da defesa intransigente dos direitos humanos é pessoal, não retratando qualquer vinculação com o Executivo Municipal.

Por fim, convido a todos que se interessarem e estiverem dispostos a uma discussão construtiva e respeitosa, a conhecer o Projeto de Lei de minha autoria, colocando-me a disposição para esclarecimentos.

Respeitosamente,
Samantha Roloff Idealizadora Projeto Virei Lua


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar