WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade
Religião - 17 Mai 2017 11:24

Igreja Presbiteriana tem programação especial alusiva aos 110 anos de fundação

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 805
Igreja Presbiteriana tem programação especial alusiva aos 110 anos de fundação Escola Evangélica Presbiteriana em 1948 (Foto: Divulgação)

A Igreja Presbiteriana completa neste dia 18 de maio seus 110 anos desde a sua fundação. E, para comemorar a data, haverá uma programação especial em celebração a esse centenário. No sábado (20) acontece um evento musical, o 2º Louvor e Adoração, a partir das 19h30. Já no domingo (21), às 9h tem estudo bíblico da escola dominical e às 19h30 acontece um culto especial. Nesta ocasião terá a presença do Rev. Mauro, pastor da Igreja Presbiteriana de Erechim (RS).

A programação se estende também para o dia 27 de maio, às 14h30 com workshop musical. Neste dia, com entrada franca, terão seminários sobre instrumentos de corda, bateria e percussão, timbres de voz, postura em palco, sonoplastia e tecnologia da música. Para passar essas dicas foi convidado o professor Luiz Gustavo Pacheco, o Guto.

Toda essa programação acontece no templo da Igreja Presbiteriana, situada na Avenida Brasil, centro.

Segundo Templo da Igreja Presbiteriana em 1962 (Foto: Divulgação)Segundo Templo da Igreja Presbiteriana em 1962 (Foto: Divulgação)


Histórico da Igreja
A Igreja Presbiteriana instalou-se oficialmente no Brasil-Império em 1859. O primeiro missionário presbiteriano a iniciar o trabalho fixo no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro em 12 de agosto, foi o norte-americano Rev. Ashbel Green Simonton.

Em Xanxerê, o presbiterianismo chegou através de militares vindos para a instalação da Colônia Militar, por volta de 1884. Alguns destes militares professavam a fé protestante. Os pastores norte-americanos Robert Lenington e Georg Landes passaram pelo Sul do país neste tempo.

Aproximadamente em 1900, um campo missionário foi fundado, tendo como pioneiros Francisco Taborda, Campolin Nunes, João Simões Cavalheiro e outras famílias. Trinto anos depois, chega o primeiro pastor residente em Xanxerê, Rev. Donald Reasoner e esposa Dorothy (norte-americanos) e, posteriormente em 1948 o também norte-americano Rev. Olson Pemberton Jr e sua família.

A partir de 1964 a Igreja passou a ser atendida por pastores brasileiros, sendo o primeiro deles o Rev. Pedro Duarte. Desde então vários pastores e suas famílias vieram servir a Deus em Xanxerê. Atualmente o pastor da Igreja Presbiteriana de Xanxerê é o Rev. Anderson Henrique Domingos com sua esposa Aline Maciel de Oliveira Domingos, ambos paulistas, que estão na cidade há cinco meses.

João Simões Cavalheiro, membro fundador da Igreja em seu casamento no ano de 1907 (Foto: Divulgação)João Simões Cavalheiro, membro fundador da Igreja em seu casamento no ano de 1907 (Foto: Divulgação)


Escola Evangélica Presbiteriana (1930-1951)
A Igreja Presbiteriana teve a primeira escola de ensino infantil (alfabetização) do município, que era aberta a toda a comunidade, em uma época em que o acesso ao ensino era raro e muitas vezes caro, o presbiterianismo já demonstrava sua face de ação social no nosso município.

Um diferencial dos presbiterianos é sua contribuição com o progresso da educação no mundo, podendo citar a Princeton University, nos EUA que é presbiteriana e no Brasil a Universidade Presbiteriana Mackenzie, umas das primeiras universidades privadas da América Latina.

Em Xanxerê, um dos objetivos é desenvolver nos próximos anos um projeto de escola, com ensino de qualidade, inclusivo e acessível em uma escola confessional com princípios cristãos.

Rev. Olson Pemberton, missionário norte-americano em 1950 (Foto: Divulgação)Rev. Olson Pemberton, missionário norte-americano em 1950 (Foto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar