WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Meio Ambiente, Social, Tecnologia, Tempo - 18 Mai 2018 16:28

Inauguração do Cigerd em Florianópolis oficializa integração da Defesa Civil de SC

Por: Direto da Redação
Visualizações: 242
Inauguração do Cigerd em Florianópolis oficializa integração da Defesa Civil de SC (Foto: Jéssica Tortelli/ Tudo Sobre Xanxerê)

A vídeo conferência, recurso utilizado pela Defesa Civil de Santa Catarina como uma ferramenta de auxílio no gerenciamento de riscos e desastres, proporcionou, na tarde desta sexta-feira (20), a integração entre as 20 unidades do estado que acompanharam em tempo real a inauguração do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) em Florianópolis.

Xanxerê, que teve sua unidade inaugurada no mês de março, monitora 20 munícipios da região oeste catarinense. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil Luciano Peri, a implantação do novo sistema integrado é um grande marco para todo o estado.

- Hoje é um momento histórico para a Defesa Civil de Santa Catarina porque nos finalizamos a estruturação da Defesa Civil em todo o Estado. Com a inauguração da unidade central estadual, temos a oficialização dessa integração, pois os centros regionais já estavam funcionando – comenta Peri.

Conforme Peri, 54% dos desastres naturais no estado são registrados na região oeste, o que reforça ainda mais a importância de ter uma unidade em Xanxerê.

- É muito importante para nós termos essa unidade, nossa região está entre as que mais sofrem com os desastres naturais, e esse centro veio justamente para que a gente possa emitir alertas e se preparar para o enfrentamento desses desastres - explica Peri.

Simulado

A Defesa Civil do Estado iniciou, na última segunda-feira (14), um simulado de alagamento em Blumenau. Às margens do rio Itajaí-Açú, em um trabalho conjunto entre Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Exército e Marinha, foi simulado o resgate de vítimas em áreas alagadas com o objetivo principal de testar a estruturação na hora de responder a esse tipo de desastre. A simulação realizada durante cinco dias proporcionou às entidades participantes a integração que, segundo Peri, é fundamental para que o trabalho possa ser realizado.

- A primeira lição que trouxe para nós foi a integração de várias instituições como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército. Essa interação precisa ser trabalhada porque quando nos conhecemos, quando nos entendemos, conseguimos trabalhar melhor e, consequentemente, utilizar melhor os recursos que, muitas vezes, são escassos, mas que, de forma coordenada, possibilita uma melhor resposta com a diminuição de tempo – explica.

De acordo com Peri, outras ações como esta devem ser realizadas durante o ano, inclusive na região oeste.

- As estruturas estão em pleno funcionamento e prontas para o enfrentamento em situações reais. Hoje nós estamos trabalhando a parte de treinamento, nós precisamos treinar e, no mês de outubro, teremos um novo simulado e estamos planejando um aqui para a região oeste onde nós vamos envolver as coordenadorias municipais, regionais e instituições para que a gente possa ter todo o estado preparado para isso - finaliza o coordenador.

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar