WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Verão - 18 Out 2014 13:22

Horário de verão começa neste domingo - ajuste seu relógio

Por: Flavio Carvalho
Visualizações: 2419
Horário de verão começa neste domingo - ajuste seu relógio O horário de Verão inicia à zero hora deste domingo (Foto: Divulgação)

Há quem goste e quem deteste, mas o objetivo do horário de verão é bastante importante, a economia de energia elétrica. Isso por que durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo e põe-se mais tarde. Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário de Brasília.

Neste ano, o horário brasileiro de verão iniciou a partir da 0 horas deste domingo (19), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Com a medida, o país deve economizar R$ 278 milhões com a implantação da 39ª edição do horário de verã, que ficará em vigor até o dia 22 de fevereiro de 2015, uma semana a mais do que a medida anterior.

Atualmente, dez estados adotam o horário de verão sendo eles Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal, estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As vantagens do Horário de Verão
Redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente. Além de economia de energia em horários de pico.

Comente esta notícia
- Você é a favor ou contra o horário de verão?


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar