WhatsApp
49 9 9964.1833
Tornado em Xanxerê, Comunidade - 20 Abr 2016 14:58

Irmã relembra dia que Fraternidade Betânia foi atingida pelo tornado

Por: Leticia Faria
Visualizações: 991
Irmã relembra dia que Fraternidade Betânia foi atingida pelo tornado "Lembro bem que os quadros e as imagens de Santa Maria Bernarda ficaram intactas", diz (Foto: Assessoria de Imprensa)

Irmã Tereza relatou com destalhes, por meio da assessoria de imprensa, como foi a tarde do dia 20 de abril de 2015. Confira o relato.

“Era uma tarde normal, estava voltando do mercado, quando ouvi comentários de que havia acontecido alguma coisa terrível no Bairro Tacca, pois ambulâncias e viaturas da polícia passavam em alta velocidade em direção ao bairro. Pensei: meu Deus, o que deve estar acontecendo? Quando me aproximei do bairro, dei de cara com escombros, vidros e um cenário de desolação total. Não consegui chegar até a nossa Fraternidade, pois não havia como passar com o carro, as ruas todas estavam trancadas, pelos escombros da destruição. Fiquei em choque, deixei o carro estacionado ali mesmo e subi correndo em direção à nossa casa. Chegando, vi o portão, as grades, janelas e portas destruídas e ao chão, estilhaços de vidro por todos os lados. Adentrei pela porta dos fundos, havia muitos estilhaços por toda a varanda, as irmãs estavam andando em meio a água, entulhos e toda aquela sujeira da destruição. Estávamos em nove irmãs na Fraternidade naquele dia. Três delas estavam acamadas. Irmã Vitália Rodigueri havia sofrido um corte na cabeça, pois na hora em que o vento levava o telhado de nossa casa, ela correu para a cozinha para buscar um ramo bento, e nisso, foi atingida na cabeça por um estilhaço de vidro. Ela estava desesperada.

O quarto da Irmã Maria Welter, foi muito atingido. A irmã estava na cama, com o terço nas mãos, e com a alegria de Deus, nada caiu sobre a cama, ela só estava assustada. A nossa funcionária Ironi Silva, foi um anjo que Deus nos enviou. Ela conseguiu salvar e recolher uma das irmãs que estava na varanda, no momento do tornado. Ela abrigou as irmãs e conseguiu, de certa forma, acalmá-las. Não tínhamos comunicação, as irmãs estavam chorando e desesperadas. Ficamos aguardando alguém vir nos ajudar.

Irmã Neusa L. Luiz foi a primeira a chegar. Esta, conseguiu contato com as Irmãs de Chapecó, que logo chegaram para nos auxiliar. Fomos relocadas para a Fraternidade São Francisco. Naquele dia, tivemos muita ajuda… lembro que os familiares das irmãs Rosangela Cenci, Rosane Pádova e Eliane Lavratti vieram, pessoas da comunidade, comerciantes que deixaram seus afazeres e outras tantas pessoas prestaram seu auxílio e solidariedade, muitas pessoas que nem conhecíamos.

Ficamos por quase três meses morando numa casa improvisada, ao lado da Fraternidade São Francisco. Nesse tempo, tivemos muita ajuda, enquanto nossa casa, aos poucos ia sendo reconstruída. Como nós perdemos a nossa horta, os irmãos do Colégio Agrícola La Salle, nos doaram verduras e legumes, até refazermos a nossa. Jamais esqueceremos toda a prontidão e generosidade que recebemos dos familiares, amigos e conhecidos.

Lembro bem que os quadros e as imagens de Santa Maria Bernarda ficaram intactas. Somente a Irmã Vitália teve ferimentos, porém nada com gravidade. Hoje, só temos que louvar a Deus por estarmos vivas e temos que olhar com olhos de fé e não lamentar pelas perdas materiais que tivemos. Agradecemos pela vida, pela solidariedade e por tudo aquilo que foi salvo”, relata Irmã Tereza Lunelli, que reside na Fraternidade Betânia, no Bairro Tacca, em Xanxerê, após um ano da passagem do tornado que atingiu o município.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar