WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Educação - 07 Mar 2018 08:00

Jovem xanxerense lança livro sobre influência da Igreja Católica no Oeste

A pesquisa de longos anos é fruto de estudos na graduação e tese de mestrado
Por: Carol Debiasi
Visualizações: 531
Jovem xanxerense lança livro sobre influência da Igreja Católica no Oeste (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

Buscando entender como a Igreja Católica atua na formação de lideranças no Oeste catarinense que Tiago Arcego da Silva, de 28 anos, chegou à publicação do livro “A práxis política da Igreja Católica na Diocese de Chapecó/SC (1970-1980)”. A obra é fruto de anos de estudos e provém da tese apresentada em seu mestrado em História.

Tiago tem graduação em história pela Universidade da Fronteira Sul, cursou duas pós-graduações em História na Universidade de Passo Fundo (RS), onde também concluiu o mestrado e, desde a segunda metade de 2017, está trabalhando em seu doutorado. O livro foi lançado no último sábado (3) no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Xanxerê.

- Quando entrei no mestrado já tinha em mente estudar a importância da Igreja Católica na nossa região, pois muitas lideranças, governos sociais e movimentos populares surgem dentro do seio da igreja nesta época da década de 70, 80. Então levo este questionamento para dentro da academia buscando entender como a igreja chega a esse ponto de ser uma formadora de lideranças tão fortes e decisivas na região Oeste de Santa Catarina que é onde se localiza a diocese de Chapecó que engloba 80 municípios e 40 paróquias - comenta Tiago.

A escolha pelo tema, segundo Tiago, vem de uma realidade de vida como participante ativo na Pastoral da Juventude, movimentos sociais e políticos.

- Eu cresci neste modelo de comunidades eclesiais de base, reflexão e milito na Pastoral da Juventude, por isso queria refletir mais academicamente sobre esta experiência de vida. Foi então que o militante e o pesquisador se dividiram para fazer um estudo voltado a esta temática - relata.

O livro é dividido em quatro capítulos: o primeiro apresenta um panorama mundial da América Latina e Brasil, de formação da teoria de libertação. No segundo, trata da colonização do Oeste catarinense, a chegada de Dom José Gomes na Diocese de Chapecó e a organização a partir dos grupos de reflexão e Comunidades Eclesiais de Base. O terceiro e quarto capítulo focam nos conflitos sociais, principalmente as demarcações de terras indígenas, peste suína africana, ocupação da fazenda Burro Branco, que é um dos nascimentos do MST, e a construção da Hidrelétrica de Itá, que é um dos nascimentos dos movimentos dos atingidos por barragens no Brasil.

O material está à venda por R$ 30,00 na Paróquia Senhor Bom Jesus em Xanxerê, e na Livraria Marcelino Chiarello, em Chapecó. Ainda este mês ocorre o lançamento em mais dois locais de Chapecó.

Dando continuidade aos estudos, agora Tiago estende um pouco as décadas e no doutorado foca nos movimentos agrários e de religião no Oeste catarinense, estudando o ideal de colonização da Igreja Católica e Luterana.

- Tinha um ideal místico religioso para ocupação destas terras do Oeste, primeiro ocuparam as do Rio Grande do Sul e com o crescimento das famílias e falta de terras, expandiram para o Oeste, mas com o mesmo ideal, pois quem saiu da Europa através de políticas de retirada foram os pobres e estes vieram procurar o ideal de trabalho e riqueza. Hoje, se ouve muito a frase: ‘ter saúde para trabalhar’ e isso é fruto de uma mística religiosa – explica.

E, este ideal, segundo Tiago, gerou muito conflito agrário. As terras vendidas como “limpas” pelos intermediadores, na verdade eram colonizadas por caboclos e indígenas e, ao chegarem os colonizadores europeus, os conflitos acontecem. 

- Agradeço muito ao programa de pós-graduação em história da Universidade de Passo Fundo que possibilitou chegar neste estudo, a minha família, meu orientador João Carlos Tedesco que foi o grande incentivador e que batalhou para que saísse a publicação depois da apresentação da dissertação e a uma pessoa especial e grande incentivadora Fernanda Tofolo - finaliza. (Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar