WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Social - 11 Jan 2018 13:25

Jovens e mulheres ganham espaço com a criação de conselhos em Xanxerê

Por: Aline Tonello
Visualizações: 694
Jovens e mulheres ganham espaço com a criação de conselhos em Xanxerê (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Na manhã dessa quinta-feira (11) o prefeito em exercício Adriano De Martini assinou dois decretos que garantem importantes conquistas para a comunidade: a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). A constituição dos conselhos ocorre após longa reivindicação e vai permitir que sejam debatidas e cobradas políticas públicas voltadas a essas áreas específicas em Xanxerê.

A oficialização ocorreu no gabinete do prefeito e reuniu representantes das entidades que compõem os conselhos. O prefeito em exercício, que tem trajetória na luta pelos direitos dos jovens e que também, enquanto presidente da Câmara em 2017, abriu espaço para o Coletivo Janete Cassol debater os direitos das mulheres, destaca que as conquistas são importantes para ampliar a participação e fiscalização da sociedade nessas políticas públicas específicas.

- É uma alegria pessoal e uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho que todas as entidades ligadas as áreas da juventude e da mulher estão desenvolvendo no município. Esse reconhecimento dá mais esperança às demandas da juventude e às mulheres, garantindo os direitos que estão na Constituição Federal e também na legislação municipal. Com certeza o debate que será realizado nos dois conselhos amplia o controle social e dá uma perspectiva nova para o encaminhamento das demandas que são aí colocadas e que o poder público, a partir das orientações dos conselhos, possa agir – afirma Adriano.

Conforme cronograma já estabelecido, em fevereiro começam a ser realizados os encontros para que os conselhos possam elaborar os regimentos internos, além de planejar e desenvolver as ações de 2018.


Conselho da Mulher

O decreto ADM 005/2018 nomeia membros para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), sendo os governamentais com representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Políticas Ambientais, Educação, Desenvolvimento Econômico e Câmara de Vereadores. E não governamentais, através da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Coletivo Janete Cassol, Coletivo Sindical, Associação das Senhoras Rotarianas, entidade de atendimento à pessoa idosa, com deficiência, CDL e Acix, União Xanxerense das Associações de Moradores, Clube de Mães e Movimento das Mulheres Camponesas.

- A gente vem discutindo há alguns meses essa criação. Precisamos sim ter Conselho da Mulher e da Juventude porque são espaços importantes que as mulheres e jovens conquistaram. Pensando na nossa questão municipal e no quanto a violência tem aumentado no dia a dia, esses espaços são avanços. O Coletivo Janete Cassol é parceiro em todos os momentos e queremos agradecer a todos os envolvidos nesse avanço, que conta com uma luta de muito tempo, de muita gente sonhando com esses conselhos, então queremos agradecer a todos que tem trabalhado muito para essa conquista – disse Karen Galvagni, membro do Coletivo Janete Cassol.



Conselho da Juventude

Já o decreto ADM 006/2018 nomeia os membros para compor o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), com representantes de escolas públicas e privadas, secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Assistência Social, Acix, Associação Juvenil de todos os credo religiosos, JCI, Rotaract, Comissão do Jovem Advogado da Subseção da OAB/SC, Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência e Câmara de Vereadores.

- Há muito tempo a Pastoral da Juventude vem sonhando com isso, então agora foi possível e queremos parabenizar a todos por isso. A juventude tem sido o segmento da população que mais tem morrido, então ter um espaço no município para que se possa discutir cultura, educação, saúde… um espaço para a voz da juventude debater sobre políticas públicas voltadas a ela é muito importante – frisa Fernanda Tóffolo, representante da Comissão do Jovem Advogado da Subseção da OAB/SC.


c


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar