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Eleições 2014 - 03 Dez 2014 14:47

Justiça Eleitoral catarinense é avaliada por eleitores

Por: Leticia Faria
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De acordo com pesquisa divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que mediu o grau de satisfação dos cidadãos que procuram os cartórios eleitorais, a maioria dos eleitores avalia como ótimo os serviços e instalações da justiça eleitoral catarinense. A pesquisa foi realizada durante os últimos três meses – de julho a setembro de 2014, em todas centrais de atendimento do estado – e obteve a resposta de 109 participantes.

Conforme relatório apresentado pela Corregedoria Regional Eleitoral, um dos setores responsáveis pela implantação da pesquisa, 86% avaliaram a solução de problemas como ótimo, mais de 9% bom, 2% péssimo e menos de 1% ruim. Quanto às instalações, 76% dos eleitores avaliaram como ótimo, 16% bom, 4% péssimo e menos de 1% ruim.

A pesquisa mediu também os serviços mais procurados pelos eleitores nos cartórios eleitorais. Do total, 46% das pessoas procuraram os cartórios para resolver questões sobre os títulos eleitorais, 34% para as certidões e pouco mais de 4% para processos.

Dividido em cinco partes, o questionário procurou levantar informações sobre o público que procura a Justiça Eleitoral; que serviços deseja obter; e como avalia o atendimento, a solução dada ao problema e as instalações. A pesquisa é realizada nas centrais de atendimento ao eleitor, em cumprimento à Res. TSE n. 23.371/2011 que dispõe sobre o planejamento estratégico no âmbito da Justiça Eleitoral. A Resolução criou o indicador “grau de satisfação de clientes” que deve ser mensurado trimestralmente e mede a satisfação dos clientes quanto ao atendimento prestado nos pontos de atendimento ao público.

Segundo Adolfo Luiz Poluceno Possamai, da Corregedoria Regional Eleitoral, além da avaliação do atendimento, da solução e das instalações, a pesquisa possibilita ao usuário registrar outras observações. Esses registros são importantes, pois podem destacar aspectos que precisam ser aperfeiçoados no atendimento ao público.

- No último trimestre uma central de atendimento teve uma excelente avaliação quanto ao atendimento e à solução, mas teve críticas relacionadas à acessibilidade. Em razão disso o tribunal já iniciou os procedimentos licitatórios para obras de melhorias naquela Central - explicou Adolfo.

Nas últimas pesquisas de 2014, feita pela Justiça Eleitoral catarinense o atendimento, instalações e as soluções de problemas também tiveram sua avaliação como ótimos. (Assessoria de Imprensa)


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