WhatsApp
49 9 9964.1833
Bombeiros, Geral - 08 Nov 2018 15:15

Laboratório de Estudos em Incêndios Florestais começa a receber equipamentos

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 153
Laboratório de Estudos em Incêndios Florestais começa a receber equipamentos (Fotos: Francieli Corrêa/Tudo Sobre Xanxerê)

A construção do Laboratório de Estudos em Incêndios Florestais de Xanxerê, que iniciou em agosto, deve ser concluída até o final deste mês. Nesta semana foi entregue o simulador de incêndio, equipamento que custou R$ 49 mil e será essencial para a realização dos treinamentos. A estrutura foi construída anexa ao Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU) do 14º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Xanxerê. Os recursos que viabilizaram a obra - R$ 401 mil, incluindo o valor do simulador - vieram da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O laboratório é inovador e representa um avanço nos estudos de prevenção e combate a incêndios florestais. Com ele é possível oferecer uma formação mais completa aos bombeiros para trabalharem diante dessas situações.

- O laboratório traz o que acontece lá fora aqui para dentro, e de uma forma controlada conseguimos ter noção de como se comporta o incêndio nos mais variados terrenos, da geografia do lugar, e esta máquina vai contribuir para que possamos desenvolver esse trabalho aqui. Agora, além de sermos referência com trabalho com cães, com trabalho com busca terrestre, teremos também esse viés voltado para incêndio florestal. E isso vai contribuir muito para capacitar os profissionais que vêm fazer os cursos – pontuou o soldado William.

A ideia da construção do laboratório foi trazida de Portugal pelo comandante Walter Paizotto e outros dois bombeiros, que no país europeu visitaram cidades que sofrem seguidamente com os incêndios florestais e urbanos, e conheceu o laboratório específico de investigação de incêndios florestais da Universidade de Coimbra. De lá para cá, seguiu a tentativa da implantação da proposta inovadora no Brasil. O projeto é pioneiro e permite, além de salvar vidas, capacitar profissionais e evitar prejuízos para o Estado.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar