WhatsApp
49 9 9964.1833
Geral, Meio Ambiente - 04 Jul 2018 16:41

Limpeza do Rio Xanxerê deve iniciar esta semana

Por: Aline Tonello
Visualizações: 276
Limpeza do Rio Xanxerê deve iniciar esta semana (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Os trabalhos de desassoreamento do Rio Xanxerê devem iniciar nesta quinta-feira (5). Nesta quarta-feira (4) aconteceu o processo licitatório e, conforme o secretário de Obras Rivael Freschi, os trabalhos já devem iniciar no dia seguinte para que seja cumprido o cronograma previsto. Serão dois meses para a conclusão do serviço.

O trabalho tem o valor global de quase R$ 400 mil e foi possível após recursos liberados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, coordenada por Adenilso Biasus. A limpeza do Rio Xanxerê e seus afluentes iniciou no ano passado, mas foi impedida de prosseguir. Agora, a Prefeitura precisa fazer o trabalho para evitar pontos de alagamento. Para tanto, será iniciada a limpeza nas imediações do centro, próximo ao Super Brasão, seguindo para a Vila União, posteriormente no Bairro dos Esportes sentindo Bairro Colatto.

- Vamos retirar e dar um destino final para esse material que está dentro do rio, não vamos limpar só o Rio Xanxerê, mas os afluentes e córregos como os dos bairros Veneza, São Jorge, Colatto. Todo ele precisa de uma limpeza, porque faz anos que não fizemos mais - informou o secretário.

Freschi comenta que necessita de uma faixa de cinco metros ao longo do trecho do rio para passar com as máquinas e caminhão e que, se necessário for, será feita a retirada de árvores.

- Se fizermos a supressão de árvores logo após faremos a recuperação ambiental, precisamos fazer isso para ter acesso, vou sempre deixando nessa lateral do rio cinco metros para faixa sanitária para conseguir fazer a limpeza periódica – comenta.

Todo o material retirado do rio será encaminhado para uma área na Linha Baliza. A intenção é evitar que novos alagamentos aconteçam em trechos da cidade. 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar