WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Saúde - 06 Jul 2018 09:34

Mais de 800 mulheres garantem horário para exames de mamografia e Papanicolau

Ação é realizada pela Secretaria de Saúde e Sesc e visa atender mulheres que estavam na fila de espera
Por: Aline Tonello
Visualizações: 279
Mais de 800 mulheres garantem horário para exames de mamografia e Papanicolau (Fotos: Folha Regional)

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê com o Sesc vai beneficiar 1,1 mil mulheres com exames de mamografia e mais 1,2 mil para o diagnóstico do câncer de colo de útero (Papanicolau). Os primeiros atendimentos da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher iniciam na próxima segunda-feira (9), no pátio da Secretaria de Saúde, ao lado do Pronto Atendimento.

Conforme a gerente técnica de enfermagem Juliana Duarte, só serão atendidas as mulheres que a secretaria está entrando em contato e agendando. São pacientes que já passaram por uma unidade de saúde e estão à espera da realização do exame.

- Já conseguimos agendar 360 mamografias e 472 preventivos. No entanto, não conseguimos retorno de 170 pacientes, que inclusive as agentes de saúde foram até as residências e não encontraram ninguém - comentou.

A Unidade Móvel só atenderá aquele paciente que tiver horário agendado, sendo que a mamografia a mesma é destinada apenas a mulheres de 50 a 69 anos.

- É o que preconiza o Ministério da Saúde e, em alguns casos, mulheres entre 40 a 60 anos que tenham histórico familiar, ou dor na mama, por exemplo, também poderão ser chamadas - disse.

Atendimento direto
Já para quem procura o exame de Papanicolau, não há necessidade de ter um pedido médico. Mulheres de 18 a 64 anos podem agendar o exame diretamente na Secretaria de Saúde de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 13horas.

- Solicitamos que as mulheres chamadas, ou as que vem marcar direto, que estejam sempre com os documentos pessoais como CPF e RG, cartão SUS e comprovante de residência para que, assim, possamos agendar. O Sesc é uma instituição muito séria e precisa da cópia de todos os pacientes que forem atendidos, por isso da solicitação dos documentos – explica.

A Unidade Móvel ficará até o dia 21 de setembro em Xanxerê e atenderá de segunda a sexta-feira. A intenção é contribuir para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres.

- Estamos agendando cerca de 10 a 12 mulheres por dia. A procura está boa e é importante que as pacientes compareçam no dia e horário marcado - finaliza a enfermeira. (Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar