Xanxerê recebe bombeiros argentinos para Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Bombeiros - 26 Jun 2019 15:41

Xanxerê recebe bombeiros argentinos para Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas

Esta é a primeira edição internacional desse evento de capacitação, no Brasil
Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 124
Xanxerê recebe bombeiros argentinos para Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas (Foto: 14ª BBM)

Pela 11ª vez o Corpo de Bombeiros de Xanxerê sedia o Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), no seu Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU). A novidade para este ano é a presença de dois bombeiros argentinos na turma, que iniciou o curso na última segunda-feira (24) e deve conclui-lo nesta sexta-feira (28). Segundo a o comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Walter Parizotto, a vinda dos estrangeiros para cá faz parte de um acordo bilateral da segurança pública com a província de Misiones, da Argentina.

A turma também conta com dois bombeiros do estado do Mato Grosso do Sul (MS), mas a maioria (22 bombeiros) é de Santa Catarina. Isso porque o Estado priorizou a formação dos membros do CBMSC para aumentar o efetivo das Forças-Tarefa (FTs) catarinenses. 

- O fenômeno Brumadinho despertou um interesse maior pela participação nesses cursos. Nós temos um objetivo primeiro de formar a nossa força-tarefa, que é a nossa prioridade no estado. Por isso deixamos de atender cinco pedidos de outros estados para esse curso. Mas há um acordo bilateral na segurança pública com a província de Misiones, na Argentina, então nós estamos recebendo dois bombeiros de lá, assim como na operação veraneio eles já vieram – explicou Parizotto.

A última formação no curso de Intervenção em Áreas Deslizadas foi em 2017, isso porque em 2018 foi priorizada a formação de novos soldados. Segundo o comandante, há uma demanda muito grande de bombeiros com essa capacitação.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar