WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Social - 12 Jul 2018 10:42

Morador de Xanxerê manda recado em rede nacional sobre a situação do país

Por: Aline Tonello
Visualizações: 2452
Morador de Xanxerê manda recado em rede nacional sobre a situação do país Jeferson manda recado na campanha "O Brasil que eu quero" (Imagem: Reprodução Rede Globo)

No início deste ano a Rede Globo lançou a pergunta “Que Brasil você quer para o futuro?” e a campanha “O Brasil que eu quero” tem movimentado brasileiros de todos os cantos. A intenção da emissora é que as pessoas enviem vídeos curtos falando sobre o assunto e exibir, nos telejornais, um recado de cada um dos 5.570 municípios do Brasil. A mensagem do representante de Xanxerê foi ao ar no Jornal da Globo. O vídeo de Jeferson Alves é o último da sequência, e nele o jovem pede um país com menos impostos, reclama do valor da gasolina e reivindica que políticos corruptos paguem pelos seus crimes.

Confira:


Jeferson aparece em frente a Unidade Básica de Saúde do Bairro Vila Sésamo. Para saber mais sobre ele e o que o levou a participar da campanha, a equipe do Tudo Sobre Xanxerê saiu em sua procura, começando, é claro, pelo posto de saúde daquele bairro. Lá, fomos informados que o único Jeferson Alves que constava no sistema morava na Linha Bom Jardim, interior do município, o que não fazia muito sentido. Depois de dar algumas voltas e antes de irmos para o interior, por insistência – e teimosia – da repórter Francieli Correa, retornamos ao Vila Sésamo e começamos a pedir informações para os moradores. Paramos em um bar e tivemos sorte: o proprietário sabia quem era o Jeferson e onde ele morava: ao lado do posto de saúde, numa casa de fundos, embaixo do nosso nariz.

Na residência indicada encontramos Jeferson, que fazia poucos minutos havia chegado do trabalho, e descobrimos porque foi tão difícil localizá-lo: o nome dele é Antônio Jeferson Ferreira Alves, não apenas Jeferson Alves, como estava nos créditos colocados no vídeo. E também porque ele é cearense e mora há cerca de sete meses em Xanxerê. Depois de sair do Ceará aos 13 anos e residir por 10 anos em São Paulo, conheceu a esposa e veio parar aqui por causa dela, que é paranaense e tem familiares morando em Xanxerê.

Jeferson Alves mora em Xanxerê há sete meses (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)Jeferson Alves mora em Xanxerê há sete meses (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Representante comercial, Jeferson tem 23 anos e conta que resolveu participar da campanha porque achou a ideia interessante. Há vários meses ele enviou o vídeo e recebeu o contato da produção do programa: eles tinham gostado do conteúdo, mas ele precisava regravar durante o dia – pois tinha feito na área de casa à noite – e em um lugar aberto. E é aí que entrou o posto de saúde que, a primeira vista, não teria nada a ver com a mensagem dele no vídeo e que intrigou a nossa equipe.

- Aí eu regravei como eles pediram, fiz em frente ao posto porque ao lado de casa, e eles disseram que iam passar, mas não sabiam quando. Quem me disse que viu no jornal foi o pessoal ali do bar, porque passou meia-noite, e daí eu procurei no site e fui ver. Eu fiz esse vídeo porque eu acho que está um absurdo a corrupção no Brasil, falta educação, falta saúde. Também tem o preço da gasolina que está um absurdo e não pode continuar assim – comenta Jeferson. 

Sobre morar no Sul do país, ele afirma que desde que chegou em Xanxerê se sentiu acolhido no município e que achou emprego facilmente. Jeferson tem dois irmãos, a mãe e a avó morando em São Paulo e o restante da família ainda reside no Ceará e pretende ir visitá-los em 2020.

- Aqui as pessoas respeitam bastante, principalmente no trânsito, é diferente de São Paulo, onde morei por tanto tempo. Eu gosto de morar aqui. A única dificuldade que achei aqui foi a demora no processo de conseguir a carteira de trabalho, lá em São Paulo vai na prefeitura e consegue, aqui tive que dar umas voltas, mas fora isso não tive problemas. Cheguei e já arrumei emprego, gosto de estar aqui – finaliza Jeferson.

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar