WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Obras, Política - 17 Jul 2017 12:00

Moradores do João Winckler aguardam parecer do Estado para resolver a falta de água

Por: Aline Tonello
Visualizações: 368
Moradores do João Winckler aguardam parecer do Estado para resolver a falta de água (Foto: Folha de Araquari)

A Associação de Moradores do Bairro João Winckler, de Xanxerê, busca autorização do poder público para realizar uma obra que deve resolver o problema de abastecimento de água na comunidade. O assunto foi tratado durante sessão da Câmara na última semana, quando o vereador Wilson Martins dos Santos fez uma moção de apelo para que o Executivo viabilizasse a burocracia para que a obra aconteça. Após reunião com o Ministério Público, a Prefeitura informou que está fazendo o necessário para que todas as autorizações sejam conseguidas e o problema seja resolvido o mais breve possível.

Segundo Wilson, cerca de 125 famílias do João Winckler estão com o abastecimento comprometido em função de que os lençóis freáticos já não têm água suficiente para suprir a necessidade. O bairro, que não é assistido pela Casan, buscou junto ao Ministério Público como proceder com a falta de água.

- Existe um proprietário que tem uma nascente e se dispôs a ceder a água necessária para o abastecimento. A água foi submetida a testes e está ótima para consumo, e a condição imposta pelo proprietário seria o cuidado da área. O MP disse que, antes de fazer qualquer projeto para pegar água da nascente, os moradores deveriam se certificar com a Casan quanto a possibilidade de a Companhia fornecer água, e a Casan fez um documento atestando que não teria condição de garantir abastecimento a todas as famílias, primeiro porque precisaria regularizar os Habite-se e, mesmo assim, não garantiria o abastecimento porque tem que trocar toda a rede, tem que ter pressão na água porque o bairro é elevado – explicou o vereador.

Ainda conforme Wilson, a comunidade só necessitava de uma assinatura por parte da Prefeitura, o que teria sido negado.

- Já tem o projeto feito, a empresa contratada e a associação foi até a Prefeitura para pegar a última assinatura e o novo secretário disse que não assinaria sem um parecer da Casan, sendo que a Casan já atestou que não garante o abastecimento. Então eu faço essa moção de apelo pare que o Executivo viabilize o mais rápido possível isso, já que só depende apenas dessa assinatura para dar início a obra – argumentou o vereador.

Parecer da Prefeitura
Ciente da situação, a Prefeitura realizou uma reunião com o Ministério Público ainda na última semana e, de acordo com o assessor jurídico Fernando Dal Zot, foi decidido que o município vai dar a autorização necessária para a obra e que a Associação de Moradores do Bairro João Winckler deve buscar a outorga na Secretaria de Recursos Hídricos de Santa Catarina.

- Nós vamos aguardar durante essa semana a manifestação dessa secretaria. O município está empenhado, o prefeito já entrou em contato com o estado para pedir agilidade nos trâmites burocráticos para que o problema da falta de água seja solucionado. A Associação encaminha a documentação para a secretaria e o município intervém para que a aprovação ocorra o mais rápido possível – explica Fernando.

Fernando finaliza informando que, se não houver uma manifestação do Estado nessa semana, uma nova reunião será realizada junto ao Ministério Público para discutir quais providências devem ser tomadas.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar