WhatsApp
49 9 9964.1833
Chuvas, Comunidade, Geral, Social - 26 Set 2017 15:38

Moradores pedem solução para rua no Nossa Senhora de Lourdes

Por: Aline Tonello
Visualizações: 713
Moradores pedem solução para rua no Nossa Senhora de Lourdes (Fotos: Lucas Frederizzi/Tudo Sobre Xanxerê)

Os moradores da Rua Germano Cavalheiro, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Xanxerê, procuram com frequência as autoridades municipais para que uma solução seja encontrada para que se possa transitar na rua com facilidade. Mesmo com algumas medidas paliativas realizadas pela Prefeitura, a situação se agrava quando chove, como no início da noite desta segunda-feira (25). Além da água da chuva arrastar todo o pó de brita e impedir que os moradores da parte mais alta da rua acessassem suas casas com veículos, também invadiu uma residência.

Gilmar Oselame, que teve a casa invadida pela água, mora há nove anos no local. Ele afirma que é comum motoristas que não conhecem a situação caírem em valetas e os moradores terem que prestar auxílio para retirarem os carros do imprevisto. Segundo ele, já procuraram a Câmara de Vereadores e a Administração Municipal para que o problema seja resolvido, porém sem sucesso até o momento.

- Faz um mês que a Prefeitura veio aqui e soltou pó de brita até a metade da rua, o que acabou enchendo os bueiros de pó e pedra. Com a chuva que deu ontem e os bueiros trancados, a água que vem das outras ruas lá de cima passou pelo terreno do vizinho de cima e caiu direito aqui na minha casa, enchendo tudo de lama. Antes até tinha um buraco ali em cima que ajudava a água escoar e aí só alagava aqui quando chovia bem forte, mas agora qualquer chuva que dá a água entra aqui em casa. Aí o vizinho da frente jogou uns restos de construção na rua para poder conseguir entrar em casa e ontem veio o rolo e passou por cima – afirma.

Lama e água invadem a casa de Gilmar (Foto: Lucas Frederizzi/Tudo Sobre Xanxerê)Lama e água invadem a casa de Gilmar (Foto: Lucas Frederizzi/Tudo Sobre Xanxerê)

Para o morador, uma medida paliativa para o alagamento seria a abertura de valetas na Rua Silvério Paludo e na Germano Cavalheiro. Já as péssimas condições de trânsito no local devem ser resolvidas com a pavimentação do local.

- Pedimos novamente que as autoridades olhem para nós e busquem uma solução porque nossa rua é praticamente intransitável. Todo dia temos que fazer alguma manobra arriscada para chegar até a garagem e quem não conhece a situação está sempre passando por aperto, caindo em buraco e valeta. Então pedimos que uma providência seja tomada para que esses problemas acabem – finaliza Gilmar.

A casa de Gilmar é a mais prejudicada quando chove (Foto: Lucas Frederizzi/Tudo Sobre Xanxerê)A casa de Gilmar é a mais prejudicada quando chove (Foto: Lucas Frederizzi/Tudo Sobre Xanxerê)

João Valmir de Almeida, que mora em um residencial no local há poucos meses, registrou a situação da rua durante a chuva que ocorreu nesta segunda-feira (25).


Medidas paliativas
O secretário municipal de Obras, Rivael Freschi, comenta que a Prefeitura vem desenvolvendo projetos para os 30 km de ruas ainda não pavimentadas em Xanxerê, mas que a execução depende da conquista de recursos.

- No caso dessa rua do Nossa Senhora de Lourdes, como é um morro, toda vez que chover vai dar problema e para resolver isso é só com pavimentação, porém nós não temos previsão para fazer isso. Os projetos estão sendo elaborados, mas dependemos de recursos para isso. Hoje, temos 30 km de ruas sem pavimentação e conforme vierem recursos nós vamos encaixando essas ruas para a pavimentação. Por enquanto a medida paliativa é cascalhar, como fizemos recentemente, fizemos tubulação, mas essas chuvas fortes acabam levando embora o material. Hoje, como o solo está muito molhado, não vamos mexer, mas amanhã vai uma máquina para fazer os devidos consertos para minimizar isso – garante o secretário.

 

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar