WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Saúde - 12 Mai 2017 09:28

Município promove debate sobre políticas públicas para as mulheres

Por: Aline Tonello
Visualizações: 482
Município promove debate sobre políticas públicas para as mulheres (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Na próxima quarta-feira (17), acontece a 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres. A abertura está marcada para as 8h no Centro de Convivência Conviver, no Bairro La Salle, em Xanxerê. O tema do evento é “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade”. A programação segue até às 17h e é composta por palestras e discussões.

A discussão é uma orientação do Ministério da Saúde e está sendo organizada pelo Conselho Municipal de Saúde. Pela manhã haverá duas palestras e, na parte da tarde vão ser formadas equipes para o debate sobre quatro eixos temáticos: 1. O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental, seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; 2. O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; 3. A vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; e 4. Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

- É muito importante a participação da comunidade, principalmente das mulheres, porque a gente vai discutir a questão da saúde da mulher e vamos tirar de cada eixo de discussão dez propostas que serão levadas para a conferência estadual e, posteriormente, para a nacional. Com os cortes nos gastos que o Governo Federal fez recentemente, precisamos pensar em uma forma de garantir as políticas públicas para a saúde da mulher – afirma a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Izabel Girotto.

No final do dia serão escolhidos quatro delegados para representarem o município na conferência estadual. Na data do evento todas as unidades de saúde vão estar fechadas para que as servidoras possam participar da programação. Apenas a UBS Hélio Ortiz e o Pronto Atendimento 24h vão estar atendendo a população.

- A gente vai convidar todos os funcionários da saúde porque esse assunto nos compete também. Participar dessa conferência vai ser um acréscimo a todos pois vamos tratar dos termos comuns, saber das novidades, saber como os agentes públicos devem agir às violências, à prevenção das doenças. Esse é um dia especifico para falar da mulher – destaca a secretária da Saúde, Iara Helena Callfass.

Para participar da conferência, as inscrições podem ser feitas através do e-mail conselhos.municipais@xanxere.sc.gov.br.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar