Município reforça responsabilidade da população no enfrentamento à Covid-19 em Xanxerê - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
CORONAVÍRUS , Saúde - 29 Jun 2020 11:15

Município reforça responsabilidade da população no enfrentamento à Covid-19 em Xanxerê

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 623
Município reforça responsabilidade da população no enfrentamento à Covid-19 em Xanxerê (Coletiva de Imprensa on-line, 29 de junho de 2020)

O prefeito, Avelino Menegolla, e profissionais da saúde de Xanxerê enfatizaram mais uma vez a responsabilidade da população no combate ao coronavírus. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (29), os assuntos principais foram o aumento constante de casos de Covid-19 no município, aglomeração de pessoas nas ruas, supermercados e demais comércios e a flexibilização de restrições, como a que estendeu o horário de circulação, na última semana.

Já no início da coletiva, Menegolla destacou que sem a colaboração de toda a população, o poder público não consegue obter sucesso no combate à propagação do vírus e disse que está havendo uma extrapolação por parte dos cidadãos. O prefeito não descartou a possibilidade, mas não deu sinal de que novas restrições possam ser impostas em breve.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

- Precisamos do apoio da comunidade, da compreensão e também da responsabilidade de cada um, porque os números vêm avançando e se nós quisermos manter números baixos, vai depender de cada um de nós. Vimos que, às vezes, a gente quer ajudar as pessoas, quer fazer com que eles tenham, sim, o direito de ir e vir, mas que este está sendo extrapolado e isso está nos causando um problema que poderá aumentar cada dia mais – declarou o prefeito.

Ainda sobre novas restrições, o responsável técnico pelos médicos da Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, Diego Corso, disse que algumas medidas estão sendo estudadas e devem ser votadas nesta semana, mas não deu detalhes sobre elas.

A secretária municipal de saúde, Irene Goralski, afirmou que as aglomerações, principalmente nos finais de semana, têm causado preocupação e que as pessoas precisam reconhecer que a situação diante da pandemia é séria. Disse ainda que multar nem sempre é a melhor solução e relembrou que a Secretaria Municipal de Saúde buscou alertar aos cidadãos, visto que, conforme ela, a saúde da população de Xanxerê depende de cada um.

- A intenção do município, ou da Secretaria de Saúde, Vigilância [epidemiológica] é que realmente a gente consiga retornar às atividades com critérios e precauções, para que não precisemos tomar uma atitude muito drástica. Os números estão aumentando, vamos entrar no mês de julho, que é um mês muito frio, então a secretaria com toda a equipe está se preparando para que consigamos atender à nossa população, mas que a nossa população também tenha consciência de que nós da secretaria não conseguimos fazer [o combate ao vírus] sozinhos – disse a secretária.

Na mesma linha, a enfermeira Francis Mara Zago Pegoraro, destacou que a melhor forma de prevenção é evitar de pegar o vírus e relembrou que as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no munícipio vêm sendo tomadas desde março pela Secretaria Municipal de Saúde.

- Não sabemos quanto tempo vai durar essa pandemia, não sabemos qual será o número de contaminados no nosso município, qual o número de óbitos que teremos. A gente já está passando por muitas dificuldades, pessoas perdendo os seus entes queridos, dificuldades financeiras, as pessoas angustiadas, o isolamento que está trazendo problemas depressivos e nós precisamos vencer tudo isso com a união das pessoas, é a participação do Estado, do município, das empresas e de todo o cidadão – declarou Francis Mara. 

Ainda segundo ela, o principal objetivo da Saúde é identificar as pessoas com sintomas gripais na comunidade, medida realizada pela secretaria através do teleatendimento (0800 534 1635) e pelo o Centro de Triagem do coronavírus na unidade de saúde Hélio dos Anjos Ortiz, serviços que podem ser buscados 24h, todos os dias. Após a triagem, o paciente é acompanhado pela Sala de Situação.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar