WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura - 15 Mai 2017 10:44

Museu do Milho tem programação especial na 15ª Semana de Museus

Por: Aline Tonello
Visualizações: 747
Museu do Milho tem programação especial na 15ª Semana de Museus (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Na manhã desta segunda-feira (15), uma solenidade marcou o início da 15ª Semana de Museus no Museu do Milho Antonio Sirena, localizado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê. A programação é realizada em todo o Brasil pelo do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e também conta com diversas atrações no município, que aderiu ao projeto.

De 15 a 21 de maio, 69 instituições de Santa Catarina terão programação especial alusivas ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Em Xanxerê, além da abertura para a visitação do acervo de cerca de 500 peças, também haverá a apresentação de espetáculos culturais para os visitantes, que incluem alunos de escolas da região.

- É importante resgatar a história do acervo. No decorrer do tempo a gente vai em busca de mais peças para inovar, inclusive quem tiver peças para doar pode entrar em contato com a Cultura do município que vamos buscar, fazer o resgate e cuidar com muito carinho – afirma a coordenadora de Patrimônio, Memória e Difusão Cultural, Aguinetes Barfknecht.

Há mais de seis anos o município participa da Semana Nacional de Museus e tem por objetivo mostrar a cultura local da cidade que é conhecida como a Capital do Milho.  Além da exposição no Museu do Milho, também haverá o Museu Itinerante, onde serão expostas peças do meus no Super Gentil, Brasão e Hiper Badotti.

- Nós gostaríamos de convidar a população para prestigiar a Semana de Museus porque foi tudo muito bem preparado pela diretoria de Cultura, então a gente gostaria que a pessoas visitassem porque é a nossa cultura, a nossa história. Além disso, o nosso museu também foi selecionado para participar do documentário “Conhecendo Museus”, então é muito importante para que se venha visitar e conhecer o que temos aqui e que vai ser mostrado para outras pessoas – convida o diretor de Cultura, Diego Gonçalves.

A abertura oficial contou com a presença de autoridades e comunidade. Após a cerimônia e discursos, houve a apresentação do espetáculo “Eu te benzo, eu te curo”, com o grupo Piliquinha. Toda a programação da 15ª Semana de Museus em Xanxerê pode ser conferida AQUI.

Semana de Museus
Graças à programação, o número de visitação em museus brasileiros tem crescido, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A Semana de Museus tem contribuído para aproximar a população brasileira dos museus. Em 2016, o evento gerou para as instituições participantes um aumento de 79% no número de visitantes no período do evento, segundo pesquisa do Ibram.

Desde que o Ibram foi criado, em 2009, o número de visitações mais do que dobrou durante a Semana Nacional de Museus, passando de 614 em 2009 para 1.236 em 2016. A semana também contribui para a movimentação da economia. Houve um crescimento de 21% na geração de emprego e renda no campo museal durante a Semana de Museus de 2016.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar