WhatsApp
49 9 9964.1833
Opinião - 29 Mai 2017 13:59

Não tenho mais um super-herói

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 420

As crianças tendem a considerar o pai e a mãe como heróis, que são perfeitos, que conseguem resolver tudo sozinhos, que sabem de tudo. Porém, quando chegam na adolescência, se dão conta que seus cuidadores não conseguem “salvar” tudo, que possuem algumas falhas, que nem sempre respondem a todas as suas perguntas.

O adolescente por estar procurando uma identidade, por vezes, acaba não admitindo o pai ou a mãe, como modelos a serem seguidos. Se afasta um pouco da família, não quer mais sair com os pais, prefere a companhia dos amigos. Em muitos casos, o adolescente, faz coisas escondido da família, por acreditar que se contar tudo o que acontece com ele, para os pais, estará dependente deles e apresentando um comportamento infantil.  Sendo assim ele pode ou distorcer ou omitir os fatos, ou acabar mentindo mesmo.

Geralmente a reação dos pais frente ao momento em que o filho conta algo determina a maneira como ele irá se comportar. Pois se os pais ficarem totalmente assustados, repreenderem demasiadamente o filho, o adolescente pode compreender que não há uma relação de confiança. Quando sabe que a família repreende determinado comportamento, encontra como saída inventar, alterar o que aconteceu, omitir. O que pode persistir para a vida adulta, levando a uma confusão entre a realidade e a fantasia.

Por outro lado, mesmo que o adolescente comece a se afastar da família, querendo sair e conversar mais com os amigos, a família ainda será um local de refúgio e de segurança para o adolescente. Principalmente se ele conseguir perceber que há acolhimento, segurança, conforto, confiança por parte de seus cuidadores. 

Atendimento a Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos (Psicoterapia de Orientação Psicanalítica)
Avaliação Psicológica.
Edifício São Lucas. Rua Coronel Santos Marinho, 190, Centro. Sala 304. Xanxerê-SC.
Planos de Saúde: AGEMED, GEAP, FUPS, BRADESCO E MEDISERVICE


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar