“Nós não coligaremos com partidos alinhados com a administração e nem com o PT”, diz Wilson Martins - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Política - 26 Mai 2020 16:08

“Nós não coligaremos com partidos alinhados com a administração e nem com o PT”, diz Wilson Martins

Por: Joimara S. Camilotti
Visualizações: 862
“Nós não coligaremos com partidos alinhados com a administração e nem com o PT”, diz Wilson Martins (foto: Arquivo Pessoal)

Mesmo em meio à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, seguem os trabalhos dos partidos para as eleições marcadas para ocorrer este ano. Em Xanxerê, o PSL é um dos partidos que ganhou os holofotes devido ao último pleito e neste ano terá pré-candidato a prefeito. O nome será do vereador Wilson Martins dos Santos, que há tempos vem desenhando sua pré-candidatura.
Em entrevista ao Tudo Sobre Xanxerê ele destaca como estão as ações do partido, nominata de vereadores, bem como as ações que devem ser melhoradas no município. Acompanhe:

TSX: Como está o trabalho do partido nestes últimos meses?
Wilson Martins dos Santos: Estamos trabalhando intensamente para estruturar o partido para as eleições municipais. Em virtude da pandemia da Covid-19 muitas das nossas reuniões estão sendo feitas de forma virtual. As reuniões que dependem da presença de pessoas, temos limitado o número de participantes para evitar aglomerações. Hoje posso dizer que o partido está muito bem encaminhado para disputar as eleições de 2020, com um trabalho muito bem feito por toda a executiva em Xanxerê, liderada pelo presidente Vitor Fanfa. Hoje o meu nome está à disposição do partido como pré-candidato a prefeito.

TSX: Com quem o PSL tem afinidade e com quem não coliga de forma alguma?

Wilson Martins: Nós estamos trabalhando para que a coligação, se houver, seja a mais enxuta possível. Temos mantido conversas com alguns partidos, mas nada de concreto ainda. Uma coisa podemos adiantar! Nós não coligaremos com partidos que estejam alinhados com a administração municipal e nem com o PT. Depois do trabalho realizado de oposição à administração municipal, não poderíamos ter outra atitude a não ser apresentar algo novo para Xanxerê.

TSX: Quais são os principais gargalos do município e como resolvê-los?

Wilson Martins: O município possui diversos gargalos que precisam ser resolvidos. Temos problemas na saúde, na infraestrutura, na geração de empregos, no incentivo ao homem de campo, desperdício na própria administração municipal, além de muitos outros setores que precisam ser corrigidos.

Hoje temos uma demanda muito grande na saúde e o que percebemos, na atual administração, é uma falta de prioridades para o setor. Tivemos o fechamento de postos de saúde e do Pronto Atendimento 24 horas por falta de recursos para mantê-los, ao mesmo tempo que a administração disponibilizou quase R$ 3 milhões para implantação de um eco parque. Não somos contra a instalação do mesmo, mas com tanta gente esperando nas filas por exames e cirurgias, penso que investimento no setor de saúde seja prioritário para este momento.

Temos ações que pretendemos realizar no setor de saúde e estamos contando com o apoio de diversos profissionais da saúde que irão nos auxiliar na construção de um plano de governo, caso nossa candidatura seja confirmada pelo partido. Essas ações iremos anunciar no momento certo, mas uma coisa podemos adiantar, nós iremos reabrir o 24 horas com uma nova formatação. Um município, do porte de Xanxerê, não pode se contentar e manter apenas postos de saúde. Percebemos outros municípios criando policlínicas, enquanto aqui em Xanxerê a única que tínhamos foi fechada.

As estradas do interior e ruas dos bairros do município são situações que precisamos olhar com carinho. Apresentamos algumas propostas para esta administração que acabaram não sendo adotadas. No nosso entendimento, as ruas dos bairros do município poderiam ser pavimentadas com lajotas sextavadas. Visitamos alguns municípios que adotaram esta prática que, além da estética que dá um visual muito bonito para as vias, é muito mais barato do que fazer pavimentação asfáltica. As pavimentações asfálticas o município pode direcionar para as principais estradas do interior, o que acabaria de vez com esta angústia dos produtores rurais, onde a cada ano se investe milhões em recuperação de estradas sem que se percebam estas melhorias.

Outros setores que precisamos dar uma atenção especial são os dá agricultura, indústria e comércio. Desde 2015 estamos lutando para a instalação de uma unidade do Ceasa em Xanxerê. Hoje ganhamos o apoio de praticamente todos os municípios da Amai que entraram na briga para que esta unidade venha para Xanxerê, mas a administração municipal de Xanxerê, por questões políticas, está fora desse processo. Já tivemos um aceno positivo do Governo do Estado para a construção de um projeto que viabilize a instalação. Esta unidade representará um incremento muito grande na economia não só de Xanxerê, mas de toda Amai. Além disso, haverá um fortalecimento muito grande da agricultura familiar da região.

Mas não é só atrás de novas empresas que devemos ir, precisamos fortalecer aquelas que já existem no município dando condições básicas para seu desenvolvimento. Temos o exemplo de alguns parques industriais do município, que reclamam constantemente dos acessos sem que a administração dê uma solução. Também apresentamos, na Câmara de Vereadores, um projeto que cria um Banco de Emprego para a juventude. Esse é um projeto que pretende identificar a necessidade e qualificar o nosso jovem para inseri-lo no mercado do trabalho, principalmente aquele que está em busca do primeiro emprego.

Outra situação que preocupa é a falta de um controle efetivo no âmbito da administração municipal. Precisamos implementar um sistema que evite desperdícios, reduzir os gastos com comissionados e valorização dos servidores públicos. Temos muitos profissionais que podem assumir funções dentro da administração sem que tenhamos que levar gente de fora para exercê-las, desta forma estaremos economizando e fazendo sobrar mais recursos para investimentos.

TSX: Como está a nominata de vereadores do partido?

Wilson Martins: Estamos com cerca de 20 pré-candidatos a vereadores no PSL. A grande maioria entrou junto comigo no partido. São profissionais de diversas áreas que estão sendo preparados para a função de vereador. O PSL terá uma chapa de bons candidatos a vereador que poderão fazer a diferença nas eleições deste ano.

TSX: Como vê Xanxerê hoje?

Wilson Martins: Vejo o município com um grande potencial de crescimento, mas precisamos dar condições a todos os setores do município para que possam proporcionar este crescimento. Mesmo antes da pandemia era nítido o descontentamento de nossos empresários com a falta de perspectiva. Precisamos mudar urgentemente isso. Criar ânimo no nosso povo e abrir as fronteiras para atrair o consumidor de fora para cá. Xanxerê precisa assumir a condição de polo regional, não podemos ficar a reboque de outros municípios.

Nossa condição geográfica é privilegiada e precisamos saber utilizar isso para atrair novos investimentos. Xanxerê já é polo educacional e pode crescer ainda mais neste setor. Temos uma natureza exuberante que pode ser usada para desenvolver o setor turístico. Xanxerê é centro de referência em saúde ao mesmo tempo que temos um sistema municipal que precisa ser melhorado. Nós precisamos pensar Xanxerê hoje, mas ao mesmo tempo temos que prepará-la para o futuro.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar