WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Educação, Obras - 12 Mar 2018 11:11

Novo bloco do IFSC começa a ser construído no Câmpus Xanxerê

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 287
Novo bloco do IFSC começa a ser construído no Câmpus Xanxerê (Foto: Ascom)

Nos próximos 15 meses, o Câmpus Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) irá aumentar a estrutura física. Um novo bloco começou a ser construído atrás do atual espaço no Bairro Veneza. O bloco será erguido com três pavimentos. Neles, serão oito salas de aula, biblioteca com salas de estudo e um laboratório multiuso. Todos os ambientes foram desenvolvidos levando em consideração a acessibilidade.

Em torno da obra, haverá um estacionamento próprio com acesso pela rua Ângelo B Corso – lateral da entrada principal do câmpus. Outra novidade é que o atual estacionamento também será restaurado. E, o passeio público também será adequado às normas de acessibilidade.

O bloco é erguido pela CRC Engenharia de Joinville, que ganhou a licitação da obra. Ao todo, serão gastos R$ 4,4 milhões garantidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Além da direção e do departamento de administração do câmpus, o engenheiro civil do IFSC, Felipe Ramos Machado também acompanha o desenvolvimento da construção. Ele explica que a fiscalização do setor de Engenharia do IFSC acompanha o contrato, incluindo suas cláusulas e o descritivo dos serviços a serem executados.

- Acompanhamos a execução da obra, verificando tanto a aplicação dos materiais e equipamentos na quantidade e qualidade previstas, quanto o cumprimento do cronograma físico-financeiro e a medição dos serviços efetivamente realizados - descreve o engenheiro.

A ampliação da estrutura física do câmpus é tratada como assunto de urgência pela direção, já que no início deste ano, o IFSC precisou fazer parceria com outras duas instituições de ensino próximas ao câmpus para utilização de salas de aula.

- Somente neste ano temos quatro novas turmas com 40 alunos cada, ou seja, 160 novos estudantes. Então, a ampliação do câmpus é prioridade neste momento - destaca a diretora-geral, Rosangela Coelho da Cruz.


Em busca de parcerias
Ao ampliar a estrutura física, o Câmpus Xanxerê também conseguirá receber mais professores e oferecer mais cursos para a comunidade. Pelo menos três opções já são pensadas e articuladas pela unidade: cursos na área de formação de professores, curso superior na área de alimentos e Ensino Médio Técnico (Proeja).

Porém, mesmo com um novo bloco sendo construído, a direção do câmpus afirma que já precisa pensar em uma segunda ampliação.

- Conseguimos o recurso para este primeiro bloco, mas ele terá apenas oito salas de aula, então quando ele for inaugurado, provavelmente em 2019, já estaremos com nossa capacidade máxima novamente - afirma a diretora Rosangela, por meio da assessoria.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar