WhatsApp
49 9 9964.1833
Tecnologia - 07 Nov 2016 09:08

Números de celular agora tem nono dígito

Por: Direto da Redação
Visualizações: 756

Desde o domingo (6) usuários catarinenses terão de incluir o nono dígito, para todas ligações para celular do Estado (e também do Paraná e Rio Grande do Sul). Depois do dia 6 de novembro, todos que telefonarem para DDD 047, 048 e 049 devem incluir o algarismo 9 antes do número do celular. A região Sul é a última do país a ter o sistema implementado. Em São Paulo, por exemplo, as mudanças começaram em 2012.

Até o dia 15 as ligações com apenas oito números continuam sendo completadas. Depois disso, as ligações passam a ser interrompidas e uma mensagem solicitando o nono dígito é informado ao usuário.

O acréscimo do nono dígito às linhas móveis, permite que as possibilidades de variações de números salte de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números móveis. Os números fixos não sofrem alteração. 

Para os usuários, um dos maiores desafios será atualizar toda a lista de contatos do celular. Para ajudar nessa tarefa, alguns aplicativos gratuitos para smartphones acrescentam automaticamente o novo dígito aos contatos da agenda. Esses serviços só atualizam contatos com DDD de áreas em que o nono dígito já foi implementado. Números com DDD 47, 48 e 49 portanto, só poderão ser atualizados automaticamente a partir de domingo.

Em celulares mais antigos, nos quais não é possível baixar os aplicativos, a mudança na agenda tem de ser feita manualmente.


Confira alguns dos apps disponíveis:
Vivo 9º Dígito
Altera os números dos celulares das áreas com DDD de nove dígitos para o novo formato. O aplicativo funciona em todas as operadoras. Se quiser, pode incluir o código de operadora 15 nos seus contatos, para ligações de longa distância. Disponível para iOS e Android

Nono Dígito Tim
Ajusta os números celulares dos Estados que já têm nove dígitos para o novo formato e grava os números alterados na agenda do usuário. Oferece a função de incluir o código 41 aos contatos.
Disponível para iOS e Android

Oi 9º Dígito
Possibilita formatar seus contatos para efetuar ligações quando estiver viajando para fora de sua cidade ou fora do Brasil, organiza sua agenda e insere o nono dígito em todos os contatos das regiões que adotaram este novo formato de numeração. Você ainda pode padronizar os números da sua agenda com o código de longa distância da Oi.
Disponível para iOS e Android

Claro 9º Dígito
Atualiza a agenda de contatos dos celular das áreas com DDD em que já foi implementado o nono dígito. Oferece também a possibilidade de acrescentar o código de operadora 21 na frente de todos os contatos interurbanos.
Disponível para iOS e Android

Embratel 9º Dígito
Além de atualizar os números, padroniza o formato com a operadora de longa distância 21 da Embratel. Pode ser usado por clientes de outras operadoras.
Disponível para iOS e Android

9º Dígito Leucotron
Sem pertecer a nenhuma operadora, automatiza a inserção do nono dígito para números móveis de acordo com o cronograma da Anatel.
Disponível para iOS e Android

TIRE SUAS DÚVIDAS
O que fazer no WhatsApp?
O aplicativo vincula sua conta atual à sua conta com o novo número automaticamente – você não precisará fazer nada. Eles fazem todos os ajustes necessários para que você possa continuar a usar o WhatsApp sem a necessidade de criar uma nova conta. Em alguns casos, é possível que você veja duas conversas para um mesmo contato, com a diferença do nono dígito. Nestes casos você deve utilizar a conversa com o número modificado. 

Por que os números dos telefones celulares terão nove dígitos?
O objetivo é ampliar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas

O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?
O nono dígito será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016. A inclusão do nono dígito ocorreu no DDD 11 em 2012. Em 2013, o nono dígito foi implementado nos demais DDDs do Estado de São Paulo (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) e nos DDDs dos Estados do Rio de Janeiro (21, 22 e 24) e do Espírito Santo (27 e 28) e assim por diante em todas as regiões. A a Sul é a última região do país a ter o sistema implementado

Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não, os números continuarão com oito dígitos.

O usuário de telefone fixo também terá de discar o nono dígito para chamadas a telefones celulares que ganharem o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um telefone celular que tenha o nono dígito acrescentado terá de acrescentar o 9 antes do número antigo.

As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?
As ligações com oito dígitos ainda serão completadas entre o dia 6 e 15 de novembro deste ano.

Tenho um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?
O processo de portabilidade acontecerá normalmente.

Posso manter meu número atual sem acrescentar o nono dígito?
Não. A mudança afetará todos os celulares dos DDDs de SC, PR e RS.

Quem providenciará a alteração de minha da agenda do meu telefone?
Cabe ao próprio usuário providenciar essa mudança em sua agenda de contatos. Essa alteração só deve ser feita a partir do dia 6 de novembro.

Os números de rádio vão mudar?
Os números usados como terminais de rádio não irão mudar, permanecendo com 8 dígitos.

Fonte: Anatel e WhatsApp


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar