WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Obras, Política, Social - 18 Abr 2017 16:46

Obra do Cras em Xanxerê é discutida por secretário estadual em visita a ADR

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 431
Obra do Cras em Xanxerê é discutida por secretário estadual em visita a ADR (Foto: Assessoria)

Na tarde desta segunda-feira (18) o Secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin esteve na Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê para discutir sobre os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Na região que compreende a ADR de Xanxerê, serão instalados dois novos Cras: um em Ponte Serrada e outro em Vargeão. A obra do Cras de Xanxerê localizada no Bairro Monte Castelo tem previsão para ser concluída até setembro deste ano.

Conforme o secretário, essas visitas regionais em todo Estado tem por objetivo dar andamento e agilidade nos processos de obras que estão paradas nos municípios, a exemplo de Xanxerê. Após uma varredura de como estão os andamentos das obras, Comin frisa que o prazo para execução deve ser até outubro.

- Quando assumi a Secretaria me deparei com algumas situações que me causaram até um tanto de surpresa, quando foi observado um recurso remanescente de 2013, por exemplo, relacionado às obras do Pacto com relação à Assistência Social com os Cras, Creas e Centro-Dias. Observamos alguns contratempos nesse processo de obras que foram iniciadas, muitas paralisadas, outras sequer foram iniciadas, muitas em fase final. Talvez com a vontade de dar celeridade a todos os procedimentos, a gestão passada acabou criando alguns problemas em função da concepção do escopo do edital, onde permitiram que uma empresa só, por exemplo, ganhasse nove obras em regiões diferentes e acabou não tendo muscularidade para tocar essas obras. Na nossa gestão abrimos um diálogo de negociação com a secretaria de planejamento do Pacto, com as SST e com os municípios para que não viéssemos a incorrer em situações como aconteceu. Temos até outubro para a execução dessas obras, sob pena de devolver os recursos, por isso estamos dando essa celeridade – esclarece o secretário.

O montante destinado para as obras é de R$ 50 milhões. Das obras que já iniciaram e estão paradas, algumas estão sob análise patológica, enfrentando um processo administrativo e devem passar por uma perícia judicial para que possam ser retomadas. Na próxima semana serão lançadas cerca de 20 obras, de um total de 89 em todo o estado. Comin explica como irão funcionar as licitações a partir de agora.

- Anteriormente se fazia uma licitação onde permitia que uma empresa sozinha ganhasse nove obras. Hoje, cada obra é um processo licitatório. A responsabilidade de auferir os serviços é da ADR, através do seu técnico responsável. Mas, isso também não foi amarrado contratualmente e estamos também firmando um compromisso para que o município coloque também um técnico para ajudar na fiscalização, sendo o titular da ADR o responsável final desse processo – salienta.

O secretário da ADR de Xanxerê, Ademir Gasparini, destaca a importância da visita de Comin para auxiliar os prefeitos dos 14 municípios que compreendem a ADR para solucionar questões específicas de cada município.

- Acho muito válida essa visita do secretário para sentir in loco as dificuldades, as situações, os problemas que estão pendentes e carentes de uma solução. Com a visita dele e com a reunião que teremos e que aconteceu com os prefeitos também foi solucionado grande parte desses problemas e acredito que agora voltamos a dar andamento àquelas obras e ações que estavam paradas e temos outras para serem iniciadas, fazendo com que as pessoas possam ser atendidas – comenta.

O Cras de Xanxerê, que está com a obra parada, faz parte desse pacote de ações da Secretaria. Visto isso, após todo o processo burocrático da desistência da empresa ser finalizado, uma nova licitação será aberta para que outra empresa possa assumir a obra e finalizá-la até setembro desse ano.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar