Plano de contingência da Defesa Civil é adotado na volta às aulas presenciais - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Educação - 11 Ago 2021 14:32

Plano de contingência da Defesa Civil é adotado na volta às aulas presenciais

Por: Redação
Visualizações: 530
Plano de contingência da Defesa Civil é adotado na volta às aulas presenciais (Foto: DCSC)

Dentro de uma realidade gerada a partir da paralisação das aulas por causa da pandemia da Covid-19, o Comitê Técnico-Científico (CTC) da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), começou a buscar, em maio do ano passado, ações para a redução dos riscos pós-quarentena. Foi iniciada a criação de um modelo de Plano de Contingência para subsidiar gestores e professores da rede de ensino pública e privada para o enfrentamento da situação, quando o retorno presencial fosse possível.

O documento recebeu o nome de PlanCon-Edu/Covid-19 que, além de estabelecer protocolos, preparava as organizações e as pessoas para lidar com a incerteza, diminuindo o impacto do risco.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

A participação da DCSC no Comitê Estratégico de Retorno às Aulas Presenciais, instituído pela Secretaria de Estado da Educação (SED), foi fundamental para que o PlanCon-Edu fosse adotado como uma medida efetiva de autoproteção. Passado o período de isolamento, começou a se pensar o retorno à escola. Ou seja, como seria a recepção das crianças, a questão de segurança e os cuidados.

Dentro das medidas adotadas, estão o distanciamento, o controle de temperatura, medidas de higiene, tapetes higienizantes e troca de máscaras. O modelo editável do Plano, fornecido aos administradores escolares, facilita a elaboração, a capacitação e o acompanhamento das ações. O Plano é um documento vivo, dinâmico e flexível que possibilita eventuais atualizações e adaptações, com base na realidade de cada escola.

Com base na Portaria Conjunta 750 de 2020, da SED, SES e DCSC, cada unidade escolar do território catarinense fica obrigada a elaborar um Plano de Contingência Escolar com base no PlanCon-Edu Covid-19. O plano impactou diretamente no cotidiano de 1.610.086 estudantes e 170.825 docentes, o que representa 24,56% da população estimada de Santa Catarina.

Comitê Técnico e Científico da DCSC
A Defesa Civil de Santa Catarina criou oficialmente o Comitê Técnico e Científico (CTC) em dezembro de 2019. Integram a iniciativa universidades e instituições de ensino, pesquisa e extensão. É um grupo formado por professores, técnicos e profissionais, mestres e doutores, com alta expertise na área de gestão de riscos e desastres e que muito tem contribuído para dar cientificidade as ações de proteção e defesa civil.


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar