WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Saúde - 12 Fev 2018 08:14

Pneus que ocupam espaço na Femi serão destinados a outro local

Em cerca de 30 dias já foram recolhidos mais de quatro mil pneus em Xanxerê
Por: Aline Tonello
Visualizações: 181
Pneus que ocupam espaço na Femi serão destinados a outro local (Foto: Folha Regional)

Em Xanxerê, o pavilhão de pequenos animais do Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi tem sido o abrigo para guardar pneus recolhidos no município de forma adequada até a retirada, evitando contato com a chuva e, consequentemente, proliferação de insetos como o mosquito da dengue. No entanto, com a aproximação da Expo Femi, o local precisa ser liberado e limpo para reforma e utilização durante a feira.

A coordenadora do Programa de Combate a Dengue de Xanxerê, Janete Rodrigues, explica que os pneus são oriundos de captação em terrenos, das visitas das agentes às casas e ainda provem de todas as borracharias da cidade que podem encaminhar para lá os pneus a serem descartados. O serviço de acolhimento é gratuito e realizados todas as quartas-feiras a partir das 13h15min. Somente neste ano já foram recolhidos mais de quatro mil pneus no município.

Segundo Janete, nesta semana, após o carnaval, o material deve ser retirado do parque devido a proximidade da feira e a administração busca novo local para acomodar os pneus até o fim da Expo Femi, em maio. O recolhimento do material é realizado pela empresa Xibiu, do Paraná, e após a coleta os pneus são enviados à Reciclanip, de São Paulo, uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2007.

- O pedido já foi feito a empresa para recolhimento, só que como é gratuito não pagamos nada e não recebemos nada pela coleta, temos que aguardar até que um caminhão da empresa esteja disponível na rota para retirada. Mas acredito que depois do carnaval os pneus já sejam retirados do local, para que esteja livre para reformas e execução da Expo Femi. Não gastamos nada com o serviço, o único empenho do município é com pessoal para o carregamento do caminhão – explica Janete.

Para onde vão os pneus usados

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos. (Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar