WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Política, Social - 12 Jan 2018 09:01

Prefeito em exercício encerra mandato e avalia ações de governo

Por: Aline Tonello
Visualizações: 569
Prefeito em exercício encerra mandato e avalia ações de governo (Foto: Divulgação)

Adriano De Martini assumiu como prefeito interino de Xanxerê no dia 2 de janeiro de 2018. Chegando ao final dos dez dias de mandato, concedidos em função das férias do prefeito Avelino Menegolla e do vice Ivan Marques, Adriano se despede do cargo no executivo fazendo um balanço das atividades desenvolvidas nesse curto período. Essa foi a primeira vez que ele, sendo presidente do Poder Legislativo, assumiu a Prefeitura de Xanxerê, e se tornou o prefeito mais jovem da história do município e o segundo mais jovem do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Em entrevista à Rádio Difusora na manhã desta sexta-feira (12), Adriano avaliou a experiência do desafio e agradeceu a todos que trabalharam para que a oportunidade ocorresse e que as ações fossem colocadas em prática, beneficiando a comunidade xanxerense.

- É um momento muito importante na nossa caminhada, na nossa história, construído com muitas mãos. Estamos hoje à frente do executivo municipal graças ao esforço coletivo e entendemos que isso foi necessário nessa construção e que não vem de hoje. E, a experiência no executivo é muito importante porque nós temos uma visão maior e um conhecimento um pouco mais amplo de tudo o que acontece no nosso município e, inclusive, pudemos fazer algumas coisas que, até então, nós não tínhamos tido condições enquanto vereador porque são poderes separados. Nesse período implantamos algumas ações que nós acreditamos que beneficiam a comunidade xanxerense e acho que fica esse legado não só pessoalmente, mas principalmente pelo desafio e a oportunidade de oferecer à comunidade xanxerense à busca pela solução de algumas necessidades – disse Adriano De Martini.

(Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Ações
Adriano destacou as principais ações realizadas no período à frente da Prefeitura de Xanxerê, que iniciou com o encaminhamento de diversos processos licitatórios, como para aquisição de alimentos da agricultura familiar para as creches e escolas municipais. Além disso, hoje (12) deve ser encaminhada a assinatura e divulgação da nova licitação para reparos na iluminação pública, que foi cancelada após sofrer ações judiciais por parte de empresas participantes.

- Trabalhamos com limpeza de ruas, recolhimento de entulhos, pintura de sinalização, reparos de ruas no São Romero, Sufiatti e Bela Vista e também de estradas no interior do município e deixamos solicitação para que seja dado continuidade nisso. Também fizemos a instalação da iluminação no túnel que liga os bairros Tonial e Vista Alegre para dar mais segurança às pessoas que transitam pelo local. Com as chuvas dos últimos dias também foram desentupidos alguns bueiros e canalizações em pontos que alagaram – comenta Adriano.

Nesse período também foi assinado o projeto de lei ADM 001/2018, que dispõe da abertura de crédito adicional suplementar no orçamento geral do município, no valor de R$ 83.823,50. O montante vai possibilitar atender 1.150 mulheres na realização do exame de mamografia. Ainda falando em recursos, houve a divulgação da destinação de R$ 1,2 milhão para Xanxerê. Os recursos, provenientes de emendas parlamentares dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT), Pedro Uczai e Décio Lima, foram divididos entre entidades e comunidades do município, atendendo reivindicações antigas da população.

- Assinamos também dois decretos para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Conselho Municipal da Juventude, que vão discutir, fiscalizar e propor políticas públicas voltadas a essas áreas. Nesses onze dias tentamos buscar, dentro das nossas limitações e possibilidades, algumas ações afirmativas que viessem a resolver alguns problemas da nossa comunidade e esperamos que seja dado continuidade a esse processo – afirma Adriano.

(Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Retorno à Câmara
Na próxima segunda-feira (15) quem assume como prefeito em exercício é o vice Ivan Marques. Adriano retorna para a Câmara Municipal como presidente, cargo que deve ser transmitido ao vice Lenoir Tiecher já na próxima semana. Com nome à disposição do Partido dos Trabalhadores para as próximas eleições, possivelmente para deputado estadual, ele afirma estar pronto para os desafios que vem pela frente.

- Nosso trabalho é de continuidade, viemos trabalhando duas legislaturas e queremos continuar a ouvir a comunidade, como prefeito ouvimos muitas pessoas no gabinete e fizemos muitas visitas em obras e comunidades, e o trabalho de vereador vai continuar dessa forma. Queremos agradecer a todos que estiveram conosco nesses dias, e esperamos que 2018 seja um ano e muitas conquistas para nós, que as ações tenham continuidade e que inúmeras outras novidades venham. Estamos preparados para assumir os espaços que forem necessários e forem delegados e confiados a nós, assim como foi confiado na última eleição. Então é esse nosso grande objetivo e os desafios é que nos movem – finaliza.

(Foto: Divulgação)


c


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar