WhatsApp
49 9 9964.1833
Economia - 29 Mai 2017 10:27

Prefeitura avalia situação fiscal do primeiro quadrimestre de 2017

Por: Aline Tonello
Visualizações: 476
Prefeitura avalia situação fiscal do primeiro quadrimestre de 2017 (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Na manhã desta segunda-feira (29) a administração municipal realizou uma audiência pública para avaliação das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2017. Dentre as informações apresentadas, destaque para a meta de arrecadação que não foi atingida e ficou com déficit de mais de R$ 4 milhões. 

De acordo com a controladora interna da Prefeitura de Xanxerê, Andreza Gallas, a meta de arrecadação não foi atingida, mas também as despesas foram reduzidas nesse período.

- Das metas que nós temos previstas na Lei de Diretrizes Orcamentárias, a arrecadação é a principal delas. Infelizmente ela foi frustrada em torno de R$ 4 milhões, mas em compensação, nós não gastamos aquilo que estava fixado. Como não tingimos a meta de receita, a despesa também foi reduzida – explica Andreza.

Com relação aos percentuais de investimento na saúde, o município fechou de forma positiva. O mínimo constitucional previsto é de 15% e foram investidos 23,89%. Já na educação foram 24,59% de 25%. Andreza destaca que, até o fim do ano, o município deve cumprir a meta e aplicar mais na área. Com relação a folha de pagamento, Xanxerê está em estado de corte de gastos pois fechou em 51,88%, quando o ideal seria um índice de até 48.6%.

- Na própria Lei de Diretrizes Orçamentárias estão estabelecidas diretrizes e critérios de redução no caso do extrapolamento da folha. Começa com corte das horas extras, depois de corte de vantagens dos servidores, corte de cargos comissionados e assim por diante. Vamos tomar a primeira medida e, se não for o suficiente para adequar os gastos, vai para a próxima medida. Analisando como um todo, tirando a questão da arrecadação, o restante das metas foi atingido. A partir dessa avaliação de hoje nós já vamos começar a aplicar as medidas de redução da folha – destaca a controladora.



Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar