Prefeitura deve realizar obras para evitar deslizamentos de terra no Beija-Flor - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Obras - 08 Mai 2020 14:22

Prefeitura deve realizar obras para evitar deslizamentos de terra no Beija-Flor

Por: Aline Tonello
Visualizações: 373
Prefeitura deve realizar obras para evitar deslizamentos de terra no Beija-Flor (Foto: TRF)

Uma comissão formada por engenheiros da Prefeitura de Xanxerê, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros esteve, na quinta-feira (7), no Loteamento Beija-Flor, no Bairro Leandro. A visita faz parte de uma vistoria para análise de ajustes que o município deve fazer no local, inaugurado em 2012, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

O Ministério Público Federal (MPF), em julho de 2019, ajuizou ação civil pública contra o Município e a Caixa Econômica Federal. O processo busca a condenação dos réus em realizar obras emergenciais no Loteamento Beija-Flor para evitar prejuízos patrimoniais, à segurança física e à vida dos moradores das unidades habitacionais da localidade, que é uma área de alto risco de deslizamento de solo.

O órgão ministerial argumentou que seria necessária a construção de muro de contenção e de sistema de drenagem, além de realizar a revegetação do talude no loteamento. Apontou que essas medidas seriam urgentes devido à possibilidade de ocorrência de novos deslizamentos de terra. A obra foi requisitada, no entanto, a administração municipal interpelou por várias vezes, até culminar na multa diária por descumprimento da ordem.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

- Foi feito levantamento fotográfico da área, fotografia com drone de locais que tem alguma erosão e, com base nessa visita técnica, será concluído o relatório e vão nos entregar. Na decisão foram dados alguns prazos bem curtos e nós estamos solicitando o aumento desse prazo porque o município esteve com a capacidade operacional reduzida em função do Covid-19, mas vai ser executado. Nós dependíamos da reunião desses profissionais e com, base nisso, vamos propor o organograma de execução – explica Fernando De Marco, advogado da Prefeitura de Xanxerê.

Conforme o advogado, o atual prazo para realizar a licitação das obras é dia 22 de maio, porém a Prefeitura está na fase da realização do projeto. A intenção, segundo ele, é conseguir o aumento do prazo e ter o edital publicado em junho para aguardar as propostas das empresas interessadas na execução. (Com informações do TRF)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar