WhatsApp
49 9 9964.1833
Chuvas, Comunidade, Eventos, Geral, Social - 02 Jun 2017 10:15

Preparação para gestão de desastres é tema de seminário da Defesa Civil

Por: Aline Tonello
Visualizações: 390
Preparação para gestão de desastres é tema de seminário da Defesa Civil O seminário ocorre até o fim da tarde desta sexta-feira (2) (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Gestores públicos e autoridades participam, nesta sexta-feira (2), do II Seminário Regional de Proteção de Defesa Civil que tem como tema “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”. O evento ocorre no auditório da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e vai contar com a presença, na parte da tarde, do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e do secretário adjunto, Fabiano de Souza.

Em função das ocorrências registradas em Santa Catarina por causa do excesso de chuva dos últimos dias, os secretários não puderam se fazer presentes na parte da manhã. A programação foi alterada e as palestras que serão ministradas pelos dois vão acontecer a tarde. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, o objetivo do seminário é sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais das áreas relacionadas à proteção e defesa civil sobre a gestão de risco e desastres. O encontro visa ainda despertar o aumento da resiliência local a fim de diminuir os efeitos adversos dos desastres.

- No primeiro seminário foram identificados os problemas pelos quais Santa Catarina estava passando e quais são as medidas que a sociedade e os gestores públicos poderiam estar tomando. Nesse segundo seminário a gente traz o levantamento e todas as ações que estão sendo desenvolvidas. A intenção é fomentar a ação para os gestores públicos e mostrar a importância da estruturação da defesa civil municipal – explica Peri.

A chuva que vem ocorrendo nos últimos dias em todo o Estado já causou problemas em 73 municípios. Até o momento são 532 desalojados em casa de parentes e amigos, 945 desabrigados em abrigos públicos, 7.174 afetados de alguma forma pela chuva e 1.878 residências atingidas. Na região da Amai até o momento somente Xanxerê decretou situação de emergência devidos aos estragos causados pelo excesso de chuva, principalmente pelas perdas registradas na agricultura.

- Na nossa região Xaxim, Coronel Martins e São Lourenço do Oeste estão fazendo levantamentos para verificar se vai ser decretado situação de emergência. No extremo oeste temos atenção especial devido ao nível dos rios. Estamos em alerta para a próxima semana onde terá maior índice de chuva. E, em todo Estado, atenção especial para a região do alto vale e vale do Itajaí onde nós estamos com as cotas de alerta e emergência dos rios, mas a Defesa Civil está fazendo as manobras dentro das barragens para amenizar os efeitos – comenta Peri.

Para o presidente da Amai, Lírio Dagort, a participação dos gestores públicos é essencial para que as ações para prevenir e gerenciar desastres sejam feitas da melhor forma possível e dentro das normas da Defesa Civil. Segundo ele, o fato da região se destacar na produção agrícola aumenta a preocupação com as condições das estradas e das plantações com o excesso de chuva.

- Estamos preocupados com a próxima semana em que o volume de chuva deve ser bem grande e, por isso, os prefeitos estão em alerta. Mas a gente está buscando fazer da melhor forma possível, conversando com os prefeitos, com a Defesa Civil, para que juntos a gente possa encontrar uma alternativa para quem foi atingido e quem possa ser. Nesse sentido o seminário tem extrema importância e só perde que não vem porque tudo mudou. Cada vez mais precisamos estar presentes, o gestor público não pode mais ficar atrás da mesa no seu município, esperando as coisas acontecerem. Tem que participar, tem que querer, tem que buscar a melhoria continuada para todos os munícipes – enfatizou Lírio.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar