WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Eventos, Geral, Saúde, Social - 01 Out 2018 15:20

Prevenção ao suicídio é abordada com a terceira idade no Dia Mundial do Idoso

Por: Aline Tonello
Visualizações: 181
Prevenção ao suicídio é abordada com a terceira idade no Dia Mundial do Idoso (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, lembrado nesta segunda-feira (1º), e também para encerrar as atividades do Setembro Amarelo, o Grupo de Humanização do Hospital Regional São Paulo (HRSP) desenvolve atividade com os idosos que participam do Centro de Convivência Conviver. Durante esta tarde são oferecidas oficinas de atividades ocupacionais, orientações sobre a prevenção ao suicídio, além da participação de projetos de voluntários do HRSP.

Conforme a coordenadora do Grupo de Humanização do HRSP, Cristine Maraga, todos os anos o hospital realiza programação alusiva ao mês de prevenção ao suicídio e, neste ano, optou por abordar o tema relacionado à terceira idade.

- Fizemos uma palestra no hospital para os colaboradores sobre o assunto e nos chamou a atenção os índices de suicídio nessa faixa etária da terceira idade. Então pensamos em fazer uma atividade externa, cumprindo um pouquinho nossa responsabilidade social, e viemos aqui com todo o Grupo de Humanização para falar sobre prevenção ao suicídio, mostrar atividades que podem ser utilizadas no dia a dia deles como terapia ocupacional – explica Cristine.

O HRSP levou para o Centro de Convivência projetos feitos por voluntários, como o Plantão Palhaço, Contando e Encantando, Plantão 4 Patas e artesanato. Ao longo da tarde os idosos recebem informações e participam das oficinas de lazer.

- Aqui temos um espaço para falar sobre a prevenção ao suicídio abertamente, sem preconceito, sem tabu, sem medo, sem achar que falar vai incentivar. Vamos promover de forma lúdica e gostosa, mas abordar o assunto e dizer para as pessoas que, se elas precisarem de ajuda de alguma forma, elas podem procurar. É se aproximar desse público que, às vezes, não conversa e não exprime isso, e mostrar que podemos auxiliar – destaca a psicóloga clínica do HRSP, Eliandra Solivo.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar