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Bombeiros, Comunidade - 15 Mai 2017 15:08

Primeiro caminhão multiuso no Brasil será utilizado pelos bombeiros de Xanxerê

Por: Aline Tonello
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Primeiro caminhão multiuso no Brasil será utilizado pelos bombeiros de Xanxerê O modelo será parecido com o representado nesta foto (Foto: Reprodução/YouTube)

O 14º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Xanxerê, mostrando que inovação é sua marca registrada, vai desenvolver um caminhão multiuso para auxiliar nos trabalhos da corporação. O modelo conhecido como roll on-roll off já é empregado em outros países, será o primeiro a ser feito e utilizado no Brasil.

O recurso de R$ 530 mil para o projeto inédito no país foi aprovado pelo Fundo dos Bens Lesados, do Ministério Público. A intenção da iniciativa é otimizar os recursos públicos e diminuir gastos.

- Hoje nós temos um caminhão tanque que sai, em média, seis vezes por mês; um caminhão para transportar a miniescavadeira, que sai poucas vezes também, e outro para transportar materiais em função dos treinamentos que a gente faz. Então para reduzir tudo isso nós estamos com um projeto para montarmos um caminhão multiuso, onde se mantem o chassi e se troca a carroceria – explica o comandante do 14º BBM, major Walter Parizotto.

Com o projeto aprovado, a corporação está em fase de montar as especificações para firmar o convênio e liberar o recurso. A previsão é de que, até o fim deste ano, o caminhão multiuso já esteja disponível para ser utilizado pelo batalhão de Xanxerê.

- Eu desconheço que outro quartel do Brasil tenha esse caminhão. Na Europa já existe, eu vi em Berlim, na Alemanha, durante uma viagem que eu fiz, então há a alguns anos eu venho tentando convencer internamente que esse é um projeto interessante que pode baixar custo, porque mesmo os caminhões que não rodam geram gastos. Esse caminhão vai sair sim, já estamos em contato com empresas do ramo para o desenvolvimento. Por ser uma inovação há sempre uma dificuldade maior, mas é mais um desafio e vamos concluir. O mais difícil de conseguir era o recurso e isso nós já temos, só pôr em prática – afirma.

Conforme o major, o projeto prevê que seja um chassi com duas carrocerias diferentes: um tanque com capacidade para transporte de 8 mil litros de água e uma plataforma para o transporte da miniescavadeira e demais materiais necessários.

- Eu estou muito feliz por ter conseguido fazer com que as pessoas acreditassem nesse projeto diferente. A gente tem uma expectativa boa de diminuir o gasto de recursos diminuindo a frota. Não conseguimos arrecadar mais então, para melhorar nosso desempenho financeiro, é gastar menos e esse é nosso grande desafio – finaliza Parizotto.

Veja abaixo como funciona um caminhão roll on-roll off:

 


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