WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Saúde - 13 Mar 2018 09:44

Proctologista: Nova especialidade de atendimento na Clínica da Unimed

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 712
Proctologista: Nova especialidade de atendimento na Clínica da Unimed (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

A proctologia é a especialidade médica que busca diagnosticar e tratar as enfermidades que acometem a porção terminal do aparelho digestivo, intestino, reto e ânus. Nesse sentido, é chamada também de coloproctologia. Dentre outras, o proctologista trata de doenças intestinais como tumores do intestino e reto, hemorroidas, constipações intestinais, fissuras e fístulas anais, procidências de reto, pólipos e divertículos do cólon, cistos pilonidais, doenças inflamatórias, abscessos, doença de Crohn, sangramentos, retenção e incontinência fecal, síndrome do cólon irritável dentre outras.

Sabidamente se tem um grande percentual da população, principalmente à feminina, que sofre com o quadro de constipação crônica, as quais geralmente por desconhecimento tomam isso como normal e não procuram auxílio e/ou tratamento, sendo que isso traz benefícios sem prejudicar até mesmo com as atividades do dia a dia.

Dr. Alessandro Miozzo possui formação em medicina há 10 anos e há 5 anos atua na área da proctologia (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)Dr. Alessandro Miozzo possui formação em medicina há 10 anos e há 5 anos atua na área da proctologia (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

O câncer de intestino é o terceiro tipo de câncer mais prevalente na população brasileira e está atrás apenas dos de mama e colo de útero em mulheres, e próstata e gástrico em homens. As doenças de intestino na maioria das vezes são silenciosas quando no início e não trazem quaisquer sintomas. 

Conforme o médico, o exame de colonoscopia é indicado como rastreio da doença a partir dos 50 anos de idade, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

- Ainda é um tabu na sociedade falar em câncer de intestino, principalmente porque nosso público alvo são pessoas acima de 50 anos de idade. O câncer de intestino é silencio e as pessoas não procuram o atendimento preventivamente, quando temos sintoma já se encontra em estado avançado da doença. Aqui no Oeste ainda temos aquela questão cultural que o homem não quer ser examinado, mas já está diminuindo bastante graças as mulheres que levam os homens aos especialistas – ressalta o profissional.

Em Xanxerê, a Clínica da Unimed está desde o início do ano com um novo profissional atuando na área da coloproctologia. Dr. Alessandro Miozzo possui formação em medicina há 10 anos e há 5 anos atua na área da proctologia. O profissional está atendendo na clínica quinzenalmente, todas as segundas-feiras (manhã e tarde).

Para agendamento com o profissional da área da proctologia a Clínica da Unimed Xanxerê está situada na Rua Coronel Passos Maia, centro. Mais informações pelo telefone 3433-2627. O atendimento na clínica é das 8 às 12h e das 13h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar