WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura - 24 Dez 2017 10:05

Produtores esperam crescimento de 6% na safra de verão em SC

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 154
Produtores esperam crescimento de 6% na safra de verão em SC (Foto: Governo do PR)

Depois de uma safra ruim no inverno e perdas de até metade da lavoura de trigo e cevada devido à estiagem, os agricultores catarinenses agora apostam na safra de verão. Em relação ao ano passado, a estimativa é de crescimento de 6%, com 706 mil hectares plantados e uma produção de 2,5 milhões de toneladas.

Com isso, a produção deve superar o recorde da última safra, como mostrou o NSC Notícias. A preocupação dos produtores é de que novamente falte chuva. As lavouras semeadas em outubro têm plantas com bom desenvolvimento até agora, pois o tempo colaborou, apresentou sol e chuva na medida certa.

A dúvida é como ficará o temo de agora em diante, já que há possibilidade de um verão com chuva abaixo da média, fator que pode comprometer a produtividade.

- Nós estamos sob o efeito do La Niña pra nossa safra. Vamos torcer que o enchimento de grão, que acontece depois do dia 15 de janeiro até meados de março, para a soja mais tardia como a de hoje, que a gente tenha bastante chuva e chuva distribuída - disse o produtor rural Lucas Chiocca.

Além do tempo, os técnicos que acompanham a situação também têm outras preocupações.

- Provavelmente, este ano vá ser um ano muito diferente do que foi o ano passado em relação a pragas e doenças. Então, muito cuidado com o manejo, monitoramento de pragas. Por exemplo, os nossos milhos já têm mais lagartas este ano do que tiveram no ano passado, a nossa soja que já está aí com 35 dias, já estão aparecendo pragas -  afirmou a agrônoma Mirella Bertoncello.

- Espero que o tempo nos ajude, principalmente a cobrir os custos, que vêm crescendo muito, principalmente combustível, tivemos em três meses 40% de aumento, isso reflete muito no nosso custo direto - declarou Chiocca. (G1/SC)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar