WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade, Economia - 11 Jul 2017 10:20

Produtores podem aderir ao Plano Safra, lançado nesta terça (11) em Xanxerê

Por: Aline Tonello
Visualizações: 584
Produtores podem aderir ao Plano Safra, lançado nesta terça (11) em Xanxerê (Foto: Cristiane Aline Huff/Folha Regional)

Na manhã desta terça-feira (11) ocorreu o lançamento do Plano Safra 2017/2018 para os municípios que fazem parte da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê. O evento contou com a participação de agricultores, cooperativas, instituições financeiras e servidores.

O encontro teve o objetivo de apresentar o plano, que tem a parceria do Banco do Brasil, e sanar dúvidas quanto ao funcionamento e aplicação dos recursos, taxas de juros, limites e enquadramentos. Conforme Ivan Carlos Chiapinoto, engenheiro agrônomo da Epagri de Xanxerê, o momento é para pensar na próxima safra e buscar os recursos necessários para as culturas de verão.

- Essa parceria entre os entes financeiros e a assistência da Epagri é de suma importância quando tem o viés de impulsionar a econômica e produção agrícola dos municípios. Pensando em uma safra normal com crédito e aplicação correta, não teríamos dificuldade em gerar produção e, além disso, hoje o Plano Safra ainda garante, em caso de alguma adversidade climática, o seguro agrícola para o agricultor e a família se manterem durante o ano por meio de uma indenização – explicou Ivan, em entrevista à Rádio Princesa.

O Governo anunciou um volume de recursos para custeio de lavouras e investimento nas atividades e propriedades rurais. Na linha do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e demais agricultores, serão disponibilizados cerca de R$ 190 bilhões. Já no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o recurso é de R$ 30 bilhões.

- Nós temos grande preocupação com relação ao clima, principalmente com a estiagem e também com fenômenos climáticos como o tornado e que já aconteceu. Então as famílias que procurarem pelo Plano Safra 2017/2018 vão ser amparadas pelo Pronaf em caso de prejuízos nas plantações – finalizou o engenheiro agrônomo da Epagri de Xanxerê.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar