Profissionais da saúde se reúnem para debater o tema na 6ª Conferência Municipal - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Eventos, Geral, Social - 15 Abr 2019 11:27

Profissionais da saúde se reúnem para debater o tema na 6ª Conferência Municipal

Por: Aline Tonello
Visualizações: 353
Profissionais da saúde se reúnem para debater o tema na 6ª Conferência Municipal (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Durante esta segunda-feira (15) a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizam a 6ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, a intenção é debater os principais problemas da rede municipal e buscar soluções. O evento ocorre no anfiteatro da Unoesc.

Participam da programação profissionais da saúde da rede pública de Xanxerê e profissionais em formação nessa área. Como a conferência ocorre a cada quatro anos e já estava prevista no calendário do município, nesta segunda não há atendimento nas unidades básicas de saúde, laboratório, CTA e vacinas. Quem necessitar de atendimento deve procurar o Pronto Atendimento Municipal.

- A população vai ter um pouquinho de dificuldade hoje, mas é por uma situação muito importante, porque dessa conferência saem as demandas do município e que vão para a fase estadual e, depois, para a nacional. Em Xanxerê temos demandas grandes. Temos que regionalizar a média e a alta complexidade, que hoje só temos em grandes centros. O financiamento do SUS tem que ser garantido na atenção básica até a alta complexidade, porque hoje o nosso paciente está rodando na rede e não está conseguindo fazer a média complexidade. Por isso é importante se reunir e discutir isso. Trabalhamos com a base que nós temos e o que podemos garantir aos nossos usuários – destaca a secretária municipal de Saúde, Irene Goralski.

Após os debates e definição das metas, seis delegados serão escolhidos para levar as reivindicações de Xanxerê para a conferência estadual, que ocorre em junho.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar