WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Educação, Polícia, Política, Saúde - 16 Abr 2018 11:23

Profissionais que trabalham com vítimas de abusos passarão por capacitação

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 308
Profissionais que trabalham com vítimas de abusos passarão por capacitação (Foto: Divulgação)

Profissionais da área da saúde, da educação e da assistência social dos municípios da região vão participar, na próxima quarta-feira (18), de uma capacitação para identificar e saber como trabalhar com crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais. Estarão reunidas no Centro de Convivência Conviver aproximadamente 150 pessoas que, a partir das 8h, vão receber todo o conhecimento das psicólogas palestrantes Alessandra Rocha Santos Silva e Sheila Maria Prado Soma, as quais fazem parte do projeto “O Segredo da Tartanina”.

Conforme a assistente social do Hospital Regional São Paulo, Liliane Cavazin, muitos atendimentos são realizados no hospital de crianças e adolescentes vítimas de abuso, por isso sentiu-se a necessidade de capacitar esses profissionais, bem como se criar um roteiro para direcionar essas vítimas após os abusos.

- A partir de uma demanda que percebemos no hospital, que são situações de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, é que decidimos capacitar essas pessoas. É uma demanda constante e são casos preocupantes no contexto que eles acontecem, por isso da necessidade de conversar e se falar mais sobre isso – explica a assistente social.

Além de saber identificar as vítimas, Luciane Bandeira, psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), frisa a importância de se criar um roteiro para poder direcionar um atendimento especializado a essas vítimas. Segundo ela, esse evento é uma das ações do projeto “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação ABRINQ.

- Enquanto município existe um roteiro, ainda não está sendo usado, mas praticamente pronto para aprovação e vai nortear todos os encaminhamentos das nossas crianças, adolescentes e vítimas de uma maneira geral – explica Luciane.


Projeto “O Segredo da Tartanina”
As psicólogas palestrantes e percursoras do projeto, Alessandra Rocha Santos Silva e Sheila Maria Prado Soma, vão demostrar aos participantes da capacitação como identificar essas vítimas, sejam crianças, adolescentes e até mesmo pessoas vulneráveis. Elas irão apresentar o projeto “O Segredo da Tartanina” no qual, de maneira lúdica, é possível ter a interação entre pais e filhos, bem como profissionais da área com as crianças. Na oportunidade haverá o material para comercialização.


Programação
8h – Recepção aos participantes com café da manhã
8h15min às 12h – Capacitação
12h às 13h – Intervalo para almoço
13h às 17h – Capacitação
17h – Coffee de encerramento


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar