WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Meio Ambiente, Social - 06 Jul 2018 08:00

Programa que regula a circulação de veículos de tração animal em Xanxerê completa um ano

Por: Redação
Visualizações: 183
Programa que regula a circulação de veículos de tração animal em Xanxerê completa um ano (Foto: Divulgação)

Um ano se passou desde da aprovação da Lei nº 3937/17, que institui o Programa de Redução Gradativa da Circulação de Veículos de Tração Animal no perímetro urbano de Xanxerê, com o prazo de dois anos. Desde então a administração municipal organizou reuniões com entidades e trabalhadores que atuam com a reciclagem, no intuito de buscar cursos de capacitação para novas alternativas de trabalho e substituição da ferramenta de trabalho dentro da reciclagem.

Já foram realizadas diversas reuniões internas, cadastramento social e capacitação para os recicladores. Uma das alternativas para substituir a utilização da tração animal foi apresentada pelo Rotary Club de Xanxerê. Trata-se de um projeto para a utilização de bicicletas com um sistema que facilita o trânsito também em subidas.

- A intenção do projeto é para trocar todas as carroças por essas bicicletas. Ma,s a princípio, duas pessoas devem ser escolhidas pela prefeitura para participar do projeto piloto – conta o presidente do Rotary Club de Xanxerê, Lenoir Moroso.

O clube, que está a par da situação desde o início, está orçando as bicicletas e pretende realizar a compra delas a partir do momento que for definida a utilização. No ano passado, 25 trabalhadores se cadastraram na Prefeitura.

- O projeto em si vai beneficiar todos os recicladores que aderirem ao projeto, mas no início será feito um teste com dois. Haverá um controle dessas bicicletas, e se a pessoa quiser sair do projeto, precisará que devolver a bicicleta – esclarec o ex-presidente do Rotary Club de Xanxerê, Juliano Tonial.

O projeto deve ter continuidade e será apresentado aos catadores nos próximos dias. A administração municipal continua na busca de fechar parcerias para oferecer os cursos de capacitação. Há pouco tempo fechou uma parceria com o Senai, que vai oferecer cursos de capacitação. Segundo a Cleci dos Santos, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Xanxerê muitos catadores estão ansiosos para participar dos cursos.

- Estamos tentando fazer o melhor para oferecer outras possibilidades de trabalho. Esses cursos de capacitação dão outras possibilidades dentro do mercado de trabalho, porque é uma função muito difícil. Então, para quem quiser buscar outra profissão, terá mais uma opção através dos cursos, e quem quiser continuar vai poder trabalhar com outro tipo de veículo - disse Cleci.

Por Francieli Corrêa


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar