WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Saúde, Social - 07 Ago 2018 13:22

Projeto de cinoterapia em Xanxerê é destaque em rede nacional

Por: Aline Tonello
Visualizações: 1325
Projeto de cinoterapia em Xanxerê é destaque em rede nacional (Imagem: Reprodução/Rede Globo)

Na manhã desta terça-feira (7), o programa “Encontro”, apresentado por Fátima Bernardes na Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre o trabalho de cinoterapia realizado com cães do 14º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) no Hospital Regional São Paulo (HRSP) de Xanxerê. O material apresentou o projeto de terapia assistida por animais, chamado de Plantão Quatro Patas, e os benefícios proporcionados aos pacientes do HRSP, inclusive aqueles da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que possuem a liberação do médico para receber a visita especial.

Entre depoimentos de colaboradores do hospital e de pacientes que participaram do projeto, é visível o efeito benéfico que os animais têm no processo de reabilitação dos internados, promovendo um momento de interação com descontração e muito afeto. O projeto foi implantado no HRSP há cerca de quatro anos e as atividades são desenvolvidas   semanalmente com os pacientes dos setores clínicos hospital de Xanxerê. A ação passou a ser realizada na UTI neste ano, tornando a instituição a primeira no Brasil a promover a visita dos cães dentro da unidade.

- Para nós, do Hospital Regional São Paulo, é uma alegria imensa esse reconhecimento a nível nacional desse projeto que nós temos aqui. É um projeto pioneiro e a gente percebe que, a cada dia, está dando mais certo, porque é importante para nós, para a comunidade, para os pacientes, e quando a gente pode servir de exemplo é muito importante para todos - destaca a Irmã Neusa Lúcio Luiz, diretora geral do HRSP.

Antes de cada visita, o cão é encaminhado ao pet shop onde passa por um processo de higienização. Os animais são acompanhados pelo cinotécnico (bombeiro que atua com o cão) e realizam várias atividades, inclusive relacionadas à fisioterapia, auxiliando os pacientes na reabilitação. Para o comandante do 14º BBM, tente-coronel Walter Parizotto, o reconhecimento desse trabalho desenvolvido no hospital é gratificante.

- A gente sabe o esforço que é preciso para ter o reconhecimento de uma ideia viável para o Brasil todo partindo de Xanxerê e a gente tem feito isso de forma fenomenal, é o trabalho de toda nossa equipe. É emocionante, eu estou extremamente feliz e realizado. Foi difícil conseguirmos entrar na UTI, levou muito tempo e é um trabalho de um grupo inteiro. Uma coisa é quando você acredita no teu projeto, e depois ele é mostrado para muita gente como um projeto viável, e isso é muito bom – comenta Parizotto.

Confira a reportagem:

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar