WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Geral, Social - 06 Jun 2018 09:02

Projeto Música em Ação oferece aulas gratuitas em Xanxerê

Por: Redação
Visualizações: 471
Projeto Música em Ação oferece aulas gratuitas em Xanxerê (Foto: Francieli Corrêa/Tudo Sobre Xanxerê)

A pequena Sara Rauber Mallmann, de nove anos, assistiu atenta à sua primeira aula de flauta. Ela é uma dos mais de 100 alunos que estão inscritos no “Projeto Música em Ação”, promovido pelo Departamento de Cultura de Xanxerê, que iniciou na terça-feira (5). A iniciativa oferece aulas de canto e de diferentes instrumentos musicais de forma gratuita à comunidade.

A mãe de Sara, Aline Cristina Rauber, conta que matriculou a filha na aula oferecida pelo projeto, porque acredita na importância que o acesso à arte tem na formação intelectual das crianças.

- Eu acredito que a criança precisa ter contato com todas as formas de arte possíveis, seja a música, a dança, ou o teatro, para aumentar o universo de conhecimento delas.  Fiquei sabendo do projeto pelo pessoal da cultura da cidade, logo que saiu o edital, e já matriculei a Sara – conta Aline.

(Foto: Francieli Corrêa/Tudo Sobre Xanxerê)

Jéssica Gardach Bortoluzzi é estagiária na Prefeitura de Xanxerê, e foi lá que ela ficou sabendo do projeto logo que ele foi divulgado. Sua relação com a música já começou há um bom tempo, quando ela começou a se interessar por aprender a tocar violão, e agora busca nas aulas o aperfeiçoamento tanto no instrumento quanto no canto.

- Eu me interessei porque é um projeto cultural e Xanxerê necessita de projetos do tipo. As pessoas buscam isso, todo mundo gosta de cultura e não temos tantas opções. Eu toco violão há algum tempo e gosto muito de cantar, mas eu não imaginava que cantar era tão difícil. Essa é uma oportunidade de buscar crescimento pessoal. É uma coisa que me instiga e me alegra – destacou Jéssica.

Os encontros ocorrem no Colégio Expressivo, toda terça-feira, das 8h às 21h15min, sob a coordenação da professora Maria Damarat, nos três turnos (manhã, tarde e noite). O projeto oferece aulas de canto, flauta, violino, teclado, violão, escaleta, violoncelo, e ainda tem vagas disponíveis para algumas turmas.  A professora Maria Damarat diz animada que agora está mais próximo o sonho de ter uma orquestra em Xanxerê. Segundo ela, o projeto conta com muitos instrumentos e todos que tenham interesse podem participar desde que haja vaga na turma.

- Espero que possamos continuar. O curso tem duração de dez meses, o que não é o tempo necessário para deixar os alunos bem preparados, mas já é um começo para depois buscar o aperfeiçoamento. Conseguiremos preparar belas apresentações e eu creio que, sim, é um bom começo. Já dá para fazer uma orquestra. O canto ajuda muito, influencia na boa saúde, ajuda as crianças na desenvoltura durante as apresentações, no falar e na entonação da voz – declarou a professora.

Quem se interessar em participar das aulas, pode entrar em contato com as professoras Maria Damarat, através do telefone (49) 9.9935-7124, e Ana Clara Damarat, através do telefone (49) 9.9994.7287, para se informar sobre as vagas disponíveis.

Por Francieli Corrêa


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar