WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade - 24 Abr 2017 14:28

Projeto para retomada da feira livre deve ser desenvolvido nos próximos dias

Por: Aline Tonello
Visualizações: 525
Projeto para retomada da feira livre deve ser desenvolvido nos próximos dias O assunto foi debatido durante reunião na manhã desta segunda-feira (24) (Fotos: Divulgação)

Em continuidade ao processo de retomada da Feira Livre Municipal em Xanxerê, uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (24), na Câmara de Vereadores. Participaram técnicos da Cidasc do município e de Florianópolis, da Epagri, Ministério Público, representantes do executivo e da cooperativa dos agricultores.

A iniciativa foi tomada no início deste ano pelo presidente da Câmara, Adriano De Martini, juntamente com entidades, agricultores e interessados para que a feira volte a ser realizada no município e encontros para debater o assunto vem sendo realizados. Segundo Adrianinho, nos próximos dias serão feitos novos encaminhamentos e consolidar o processo de construção para um projeto piloto para a retomada da feira, o que deve servir também como modelo para todo o Estado.

- Está existindo um esforço concentrado na elaboração e regulamentação da legislação para que se possa trabalhar principalmente no processo produtivo. É preciso reconhecer e agradecer a todos que tem como objetivo o retorno da feira, o que vai gerar qualidade na alimentação para o consumidor e atender o anseio dos produtores que voltam a comercializar seus produtos dentro das normas de segurança que a legislação estabelece – explica Adrianinho.

Para o gestor estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc, Sergio Silva Borges, em Xanxerê está sendo dado um passo importante que vai garantir um produto de qualidade para o consumidor e credibilidade para os produtores.

- Isso vai ser feito com a viabilização de critérios técnicos, produtivos, e que atendam ao produtor rural. O que se busca é trabalhar um processo onde vai existir um treinamento de capacitação entre inspeção municipal e serviço estadual, junto com órgãos que trabalham o fomento de uma forma transparente onde o produtor saberá como terá que trabalhar e quem fiscaliza, vai seguir a norma aplicada pelo Estado, sistema este que vai ser garantia de um produto oferecido ao consumidor perfeitamente apto para o consumo – destaca Sergio.

Um projeto está sendo elaborado pelas equipes técnicas e deve ser debatido já no mês de maio com o executivo, visando estabelecer as ações a serem desenvolvidas. Também deverá ser destinado um médico veterinário exclusivamente para trabalhar ações para o bom funcionamento na Vigilância Sanitária municipal.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar