“Quem está fechando o comércio são pessoas que estão descumprindo as regras”, afirma Dal Zot - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
CORONAVÍRUS , Comunidade - 13 Jul 2020 16:48

“Quem está fechando o comércio são pessoas que estão descumprindo as regras”, afirma Dal Zot

Por: Joimara S. Camilotti
Visualizações: 1038

Com o aumento no número de casos positivos e ativos para o novo coronavírus em Xanxerê, medidas mais rígidas precisaram ser tomadas pela administração. Porém, o receio de uma parcela da população é de que o comércio e serviços não essenciais venham a fechar novamente, como ocorrido no mês de março. No fim de semana, circulou por grupos de whatsapp, a informação de que o comércio da cidade seria fechado nesta semana.

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta segunda-feira (13), o procurador-geral do município, Fernando Dal Zot, esclareceu a informação. Segundo ele, até o momento os números não elevaram o município ao patamar de fechamento dos serviços, porém se a medida partir do Governo do Estado, o município precisará acatar a decisão.

- Há uma preocupação grande de fechamento do comércio e ninguém dessa mesa fecha o comércio. As ações têm sido estudadas e decididas, por meio de uma comissão que vota. Quem fecha o comércio são os números, e os números estão crescendo cada dia. Não adianta ficar em grupos de whats esperneando que o comércio vai fechar, enquanto não se está tomando medidas em casa ou no estabelecimento comercial para evitar o contágio, para evitar que os números aumentem – disse.

Conforme o procurador, a população não pode responsabilizar a administração ou a comissão por ações mais rígidas, pois as medidas são anunciadas porque as regras, então estabelecidas, não estão sendo cumpridas.

- Essas medidas são compartilhadas com todo aquele estabelecimento que está aberto sem cumprir normas, aglomerando, com restaurantes que não respeitam o distanciamento de um metro e meio entre as mesas, com quem está fazendo lazer sem máscara, bebendo, compartilhando narguilé. Quem está fechando o comércio são essas pessoas e não a comissão ou as autoridades, são todas essas pessoas que estão descumprindo as regras. Eles estão contribuindo, sim, para um possível fechamento do comércio – frisou.

Dal Zot reforçou ainda que o município segue o Plano Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, onde há níveis que determinam em que grau de estágio o município está, e quais ações devem ser tomadas.

- O plano municipal exige o preenchimento de requisitos e ainda não alcançamos, mas essa semana o Governo do Estado sinalizou que pode haver medidas restritivas vinda do Estado e pode haver sim determinação de fechamento do comércio.  O ministro do STF (Superior Tribunal Federal), Dias Toffoli destacou que os municípios não podem adotar medidas diferentes dos estados quanto ao fechamento, então se o Estado determinar o município vai ter que atender. Ninguém trabalha com a intenção de fechar, mas as medidas existem para tentar controlar e se o governo trouxer não há como não realizar – finalizou.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar