Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020: conheça a candidata Ivonete - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, EXPO FEMI, Geral, Social - 13 Nov 2019 15:19

Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020: conheça a candidata Ivonete

Por: Aline Tonello
Visualizações: 1624

O concurso para a escolha da Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020 é uma novidade desta edição. A rainha e a princesa escolhidas também irão ajudar na divulgação da festa e do município durante a feira – que ocorre de 1º a 10 de maio - e nos dois anos que a sucedem, uma missão muito importante para a qual 12 mulheres se colocaram à disposição. A escolha ocorre no dia 23 de novembro e, até lá, o Tudo Sobre Xanxerê vai apresentar as candidatas. A décima entrevistada é a dona Ivonete Dal Bianco Vide, de 60 anos.

Dona Ivonete quer representar a terceira idade e os agricultores na ExpoFemi 2020 (Foto: Tudo Sobre Xanxerê)Dona Ivonete quer representar a terceira idade e os agricultores na ExpoFemi 2020 (Foto: Tudo Sobre Xanxerê)

A entrevistada de hoje adora fazer “arte” com os netos e esconder a bagunça das mães e do pai das crianças, seus filhos. Como mora no interior, ela leva os pequenos para banho de açude, andar a cavalo, jogar bola, subir em árvore, caçar com bodoque… para o que eles quiserem ela está disponível. Aos 60 anos dona Ivonete diminuiu a quantidade de trabalho na roça para poder aproveitar a família e fazer todas as coisas que ela gosta tanto.

Nascida em Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná, veio para o Oeste de Santa Catarina com dois anos de idade. Com os pais e os nove irmãos morou no interior de Xanxerê, primeiro na Linha Aterro Alto e, depois, na Serrinha, onde se casou. A partir do casamento, ela e a nova família se mudaram para Xaxim, onde residiram por um ano, e depois para Palmas/PR, onde ficaram quatro anos. Posteriormente, retornaram a Xanxerê e se instalaram no Pesqueiro do Meio, onde residem há 44 anos.

- Sempre trabalhamos com chiqueirão de porco, eu posava no chiqueiro para cuidar as porcas e os leitões, fazer fogo no frio, foram anos de muito trabalho, muito difícil. Hoje aluguei os chiqueiros, agora estou vivendo, não trabalho mais muito, tenho meus netos, meus filhos, estou sempre na cidade, tenho bastante amigas que me incentivam, estou muito feliz – comenta.

Dona Ivonete tem duas filhas biológicas – sendo que mora com uma delas - e um filho de criação. Ao todo já são cinco netos e mais um que está a caminho. O esposo faleceu há um ano e dois meses em decorrência de uma doença no pulmão, pela qual foi acometido por 18 anos. Antes disso, ela quase perdeu um dos netos, o Lucas Gabriel, que na época tinha quatro meses e se afogou ao engolir um medicamento e foi salvo pelo imediato socorro prestado pelo Corpo de Bombeiros.

Relembre:
Bombeira de Xanxerê conhece bebê que ajudou a salvar por telefone

(Fotos: Arquivo Pessoal)(Fotos: Arquivo Pessoal)

Com a diminuição do ritmo de trabalho, dona Ivonete conseguiu encher a agenda de diversão. De manhã trabalha na roça e faz o almoço. Depois vem para a área urbana, traz os netos na escola. Nas segundas e quartas-feiras faz academia, nas terças e quintas participa das reuniões no Centro de Convivência Conviver. Ela também joga baralho, participa do clube de mães e leva os netos jogar bola todas as sextas-feiras. E no meio de tantas atividades ainda diz que tem tempo para ser Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020.

- Me inscrevi porque a feira começou nas bandas do Pesqueiro, onde foi plantado milho e como deu bastante produção, foi feita uma festa da colheita para celebrar isso, e dali dois anos veio a Femi e ocorre até hoje. Então entrei nessa de rainha dos idosos para representar os idosos e os agricultores, porque eu sou agricultora. Quero convidar todos para o desfile. Dizer que estou aqui para participar, quero que qualquer uma que ganhe represente Xanxerê, que é uma cidade muito boa para morar, todo mundo gosta. E eu quero trabalhar para divulgar essa feira. Se eu ganhar, tenho certeza que vou acolher todo mundo – finaliza.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar