Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020: conheça a candidata Nair - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Cultura, Eventos, EXPO FEMI, Geral, Social - 01 Nov 2019 14:05

Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020: conheça a candidata Nair

Por: Aline Tonello
Visualizações: 1009

O concurso para a escolha da Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020 é uma novidade desta edição. A rainha e a princesa escolhidas também irão ajudar na divulgação da festa e do município durante a feira – que ocorre de 1º a 10 de maio - e nos dois anos que a sucedem, uma missão muito importante para a qual 12 mulheres se colocaram à disposição. A escolha ocorre no dia 23 de novembro e, até lá, o Tudo Sobre Xanxerê vai apresentar as candidatas. A quarta entrevistada é a dona Nair Anna Tonello, de 73 anos.

Nair Anna Tonello, de 73 anos, é candidata a Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020 (Foto: Tudo Sobre Xanxerê)Nair Anna Tonello, de 73 anos, é candidata a Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020 (Foto: Tudo Sobre Xanxerê)

Natural de Faxinal dos Guedes, dona Nair mora em Xanxerê há 24 anos. Quando veio para cá já era viúva – o marido morreu de infarto – e queria condições melhores para os filhos, já que o trabalho na roça não era mais suficiente e muito sofrido, a escola era longe demais de casa. Passando roupa em uma lavanderia conseguiu encaminhar todos bem na vida e hoje fica feliz ao chegar aos 73 anos e poder fazer coisas que a avó nem podia sonhar nessa idade, como sair para dançar.

Quando era jovem, dona Nair queria ser professora, mas os pais não deixaram porque afirmavam que bastava se a mulher aprendesse ler e escrever, então ela só estudou até a quarta série. Casou aos 25 anos e até se aposentar trabalhava fora e dentro de casa. Hoje aproveita a aposentadoria para ficar próxima dos três filhos e dos cinco netos.

- Eu moro com um dos meus filhos. Tem o outro que também mora em Xanxerê e a minha filha mora no interior de Ipumirim. Eu morei quatro anos sozinha e foi muito ruim. É uma solidão, não me sinto bem sozinha, parece que até a casa é triste. Então eu gosto de movimentação, da casa sempre cheia, tenho dois netos que moram perto, então eu aproveito eles – conta.

Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Além de aproveitar a família, dona Nair participa das atividades do Centro de Convivência Conviver há 12 anos. Logo que ingressou lá, viu surgir as movimentações do grupo de dança da terceira idade de Xanxerê e faz parte desde então. Em mais de dez anos ela já viajou para muitas cidades para participar de competições, inclusive internacionais, e se orgulha de cada uma delas. E esse contato com novas pessoas que tem com frequência fez com que aceitasse o desafio de se candidatar a Rainha da Melhor Idade da ExpoFemi 2020.

- Eu estou muito feliz porque eu jamais imaginava chegar nessa idade e a gente conseguisse estar melhor que antigamente, que a gente pudesse fazer coisas que nossas avós não podiam fazer. Então quando a Diva [presidente do grupo] me convidou, eu conversei com meus filhos e eles disseram que iam me ajudar, aí me inscrevi. A gente está concorrendo, cria expectativa, mas sabe que não é fácil, é um jogo, pode ganhar ou perder. Vale participar, já é bastante. Se ganhar, é claro que vou ficar mais feliz ainda – finaliza.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar