WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Educação, Eventos, Política - 07 Set 2017 08:38

Reflexão sobre a pátria marca o Desfile de 7 de Setembro em Xanxerê

Expectativa é que mais de 10 mil pessoas prestigiem o ato na rua central da cidade
Por: Carol Debiasi
Visualizações: 1552
Reflexão sobre a pátria marca o Desfile de 7 de Setembro em Xanxerê (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Neste 7 de setembro se comemora os 195 anos da Independência do Brasil. Tradicionalmente, na maioria das cidades do país ocorre o desfile cívico e, em Xanxerê, a população acordou cedo para acompanhar o ato cívico na Rua Coronel Passos Maia. Primeiramente teve o hasteamento das bandeiras e, na sequência, a passagem das escolas e dos grupos de serviços. Este ano, o número de escolas e entidades aumentou com relação ao ano passado, chegando aos 91 grupos.

Veja mais fotos AQUI.

A comissão da programação cívica, a qual pertence a Secretaria Municipal de Educação, se empenhou ao longo dos 60 dias para esperar um público de mais de 10 mil pessoas. A organizadora da semana cívica, Deonilde Balduíno agradeceu o envolvimento de todos para que culminasse com o desfile nesta manhã de quinta-feira (7).

- É com imensa satisfação que hoje estamos aqui para o desfile de sete de setembro, data de extrema importância para um país que tem a sua soberania, democracia e independência, ainda que tenhamos alguns percalços, mas os problemas estão aí para serem resolvidos. E, a independência é isso, é a gente poder ter a liberdade de trabalhar para mudar aquilo que não está certo. Quero encenar meu profundo agradecimento a todas as pessoas que se envolveram para que o desfile ocorresse da melhor maneira possível. Agradecer a comunidade que prestigia, as crianças, as escolas as entidades – frisa Deonilde.

A secretária municipal de Educação, Cláudia Favero deixou uma mensagem de reflexão para que todo povo brasileiro não desista do seu país, inclusive na área da educação.

- A gente só tem que agradecer a todos que se envolveram, a população, sei que hoje o momento não é fácil nessa questão de patriotismo, mas que a gente aproveite esse momento e faça uma reflexão e não desista, pois o nosso Brasil é lindo, nossa pátria é linda e não podemos desistir jamais. A mensagem que eu deixo é essa e que a educação é tudo. Graças a Deus tenho a oportunidade de estar à frente dessa pasta e só tenho que agradecer – comenta Claudia.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adriano De Martini salientou que é necessário fazer uma reflexão do que a população e os governantes querem para o país.

- Essa data especial que comemoramos a independência do país precisamos realmente refletir qual país queremos construir, acho que essa é a grande pergunta que nos move e nos motiva nesse dia. Temos que refletir sobre a situação que o país se encontra e o que nós sonhamos por um país mais democrático, mais honesto e que realmente todas as pessoas possam estar incluídas nele, e isso começa desde as nossas iniciativas aqui no município. A nossa maior riqueza são as pessoas, por isso precisamos cada vez mais lutar para que o povo brasileiro esteja inserido nos investimentos do governo – salienta o vereador Adriano.

Por fim, o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla destacou a importância do encerramento da semana cívica para que toda população, não somente os xanxereenses, reflitam sobre os acontecimentos em que vive o Brasil e que jamais percam a esperança de construir um mundo melhor.

- É um momento especial para refletir um pouco do que é o nosso país, apesar das dificuldades que o país passa, mas no dia do aniversário da independência temos que comemorar, porém temos que fazer muito ainda pela nossa pátria e também para as pessoas, para a nossa educação, porque é através da educação que vamos ter a condição, e com muita sabedoria, de fazer com esse país seja cada vez melhor, e que se possa mudar um pouco dessa parte ruim que acontece hoje, que é a corrupção. Temos que acreditar no nosso país e temos que lutar por ele – finaliza o prefeito.

Ao longo de toda a manhã desta quinta-feira acontece o desfile na Rua Coronel Passos Maia das escolas, entidades e grupos de serviços.


História da Independência
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Durante uma viagem do príncipe D. Pedro de Santos a São Paulo, ele recebeu uma carta de Portugal momento em que estava próximo ao riacho do Ipiranga, foi quando levantou a espada e gritou “Independência ou Morte”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. (Com informações Sua Pesquisa)

Com colaboração de Aline Tonello e Alessandra Villani


Confira abaixo o vídeo do início do desfile de sete de setembro.



Polícia Militar de Xanxerê


Corpo de Bombeiros de Xanxerê


Banda do Bucha


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar