WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura - 19 Jul 2017 15:12

Região de Xanxerê amplia área plantada de milho e colhe safra 41% maior

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 85

Santa Catarina encerra colheita de milho e tem safra de 3,2 milhões de toneladas. O maior consumidor de milho do país, o estado comemora o incremento de 17,2% na produção do grão – fundamental para abastecer as cadeias produtivas de carnes e leite.  Formada por 17 municípios, a região de Xanxerê ampliou em 41,12% a produção e colheu mais de 292,8 mil toneladas na safra 2016/17.

Na última safra, os produtores da região colheram em média 10,4 toneladas/hectare, 18,44% a mais do que na safra 2015/16, muito mais do que a produtividade média do estado que fechou em 8,5 toneladas/hectare. O grande celeiro da região é o município de Abelardo Luz, com oito mil hectares plantados e uma colheita de 96 mil toneladas – um rendimento médio de 12 toneladas/ hectare. Exatamente o mesmo desempenho de Campos Novos, na região de Curitibanos.

O aumento na produção na região de Xanxerê se deve a combinação de aumento na área plantada e na produtividade, combinada com a utilização de tecnologia de ponta. Na safra 2016/17, os produtores ampliaram em 19,15% a área plantada, chegando a 28 mil hectares destinados ao plantio do grão.

- Santa Catarina é estado pequeno e com uma produção agrícola muito diversificada. Os produtores perceberam que o segredo está no uso de tecnologias para ampliar a produtividade e colher mais no mesmo espaço de terra. É incrível o que produzimos em apenas 1,12% do território nacional - ressalta o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

Aumentar a produção de milho é uma grande preocupação da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Destaque na produção de proteína animal, Santa Catarina é o maior consumidor de milho do país e o grão é indispensável para manter a competitividade do agronegócio no estado.

- Somos grandes produtores de suínos e aves e queremos manter esse setor consolidado em Santa Catarina, para isso precisamos de milho. Não existe suinocultura e avicultura sem milho -  ressalta Sopelsa.

Os números estão disponíveis no Boletim Agropecuário do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) deste mês.

Milho Silagem
A safra de milho silagem, utilizado na alimentação de bovinos de corte e leite, teve um aumento de 18% em Santa Catarina. O estado colheu 9,5 milhões de toneladas de milho silagem na safra 2016/17. Com uma área plantada de 221,6 mil hectares, a produtividade chega a 43 toneladas de massa verde por hectare.

Na região de Xanxerê, a produção foi de 855,2 mil toneladas em 16,7 mil hectares plantados, um incremento de 14,13% na colheita. (Assessoria)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar