WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Turismo - 03 Ago 2017 16:38

Regionalização do turismo é debatida em reunião de trabalho itinerante

O município de Xanxerê aguarda posicionamento do Ministério de Turismo para iniciar captação de recursos
Por: Alessandra Villani
Visualizações: 365
Regionalização do turismo é debatida em reunião de trabalho itinerante (Foto: Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)

Durante a tarde desta quinta-feira (3), integrantes do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste), além de outros convidados e integrantes da Região Turística do Grande Oeste, estiveram reunidos no auditório da prefeitura para uma reunião de trabalho itinerante. Entre as pautas da reunião, a principal delas é tratar sobre finalização do Plano Estratégico da Região Turística, que compreende 33 municípios.

Conforme a presidente do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste, Ulmara Melânia Spanhol, outras duas reuniões já aconteceram na cidade de Chapecó e essa em Xanxerê é a primeira itinerante. Ela explica que além da finalização do projeto, a reunião também trata sobre os grupos de trabalho do Conselho.

- Hoje vamos fazer uma retomada, falar um pouco do programa de regionalização do turismo, que é do Ministério do Turismo. Além disso, vamos tratar basicamente, entre tantos itens, a finalização do Plano Estratégico da Região Turística e também reunir os grupos de trabalho, que dividimos em quatro: capacitação, roteirização, projetos e divulgação. Vamos trabalhar essas questões para criar, divulgar e depois trabalhar a regionalização de turismo a partir de atrativos turísticos. Cada município tem o seu potencial, o seu atrativo em especial, mas trabalhamos a região turística. Unir esses atrativos e desenvolver cada dia mais o turismo regional – comenta.

Mara comenta que esse programa é um incentivo aos municípios, ajudando os gestores públicos em trabalhar o turismo não só como atrativo, mas também como negócio. Segundo ela, o turismo de eventos e negócios é um ponto forte da região.

- Vamos trabalhar o fortalecimento desses eventos e também os atrativos como contrapartida para lazer também, para quem participa desses eventos. Queremos incentivar, a partir dessas reuniões, o poder público a fazer a parte dele, de trabalhar a estruturação e a parte de atendimento e capacitação o poder público pode incentivar, mas a iniciativa privada é que precisa trazer o público e melhorar sempre o atendimento para que venham cada vez mais pessoas visitar e sejam bem atendidas -  enfatiza.

Turismo em Xanxerê
A articuladora do Programa de Regionalização em Xanxerê, Elisiane Silveira, destaca que o principal foco de turismo do município é o de eventos e de negócios.

- Seminários, eventos corporativos, eventos de negócios, esse vai ser o foco do turismo em Xanxerê, eventos que tragam pessoas para visitar o nosso município. Em contrapartida a gente também acha que tem potencialidades no município para serem locais de visitação. Estamos com o processo da Cascata S.Manella que está começando a ser mexido novamente para a gente poder reativar aquele local, fazer um projeto para revitalização. A Refazenda é um dos cases de sucesso também do município. Esse já é um local que está aberto para visitação turística, mas vamos potencializar mais. Temos o sítio da Nega Véia, que também estão sendo mapeadas algumas rotas que tem potencial turístico dentro do município – explica.

Conforme Elisiane, o primeiro passo foi regularizar todo o departamento de turismo do município, organizar toda a parte burocrática. Com essa parte organizada, o departamento está realizando um mapeamento do município. Paralelo a isso, foi feito o projeto de regionalização, que diz respeito à reunião. Toda a documentação já foi mandada para o Ministério de Turismo e a resposta deve vir em setembro se o município está apto a participar da regionalização, assim poderá captar recursos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Após a reunião os participantes realizaram uma visita ao empreendimento turístico Cachaça Refazenda.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar