WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Eventos, Política, Social - 13 Set 2017 11:51

Reivindicações de Xanxerê são apresentadas ao presidente do Badesc

Por: Aline Tonello
Visualizações: 286
Reivindicações de Xanxerê são apresentadas ao presidente do Badesc O presidente do Badesc participou de reunião com empresários xanxerenses (Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê)

Nesta quarta-feira (13), Xanxerê recebe o Dia de Ação do Governo, evento promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina. O presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), José Claudio Caramori, está no município e, pela manhã, participou de reunião com empresários xanxerenses, atendeu a imprensa e visitou obras que contam com recursos do governo estadual.

O Dia de Ação do Governo está em sua 8ª edição, com a realização simultânea em 14 cidades diferentes. O programa, organizado pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos, vinculada à Casa Civil, tem o objetivo de promover maior aproximação entre os diferentes órgãos do governo e a população catarinense.

- Fomos muito bem recebidos pelo secretário Ademir Gasparini, pelo prefeito Avelino Menegolla e pelo presidente da Acix, Irineu Altíssimo. É uma oportunidade que temos, um encontro com os empresários, mostrar a linha da instituição Badesc, ouvir os empresários, eventuais reivindicações em todos os setores não somente com a pasta, mas compartilhando como a ADR estabelece essa relação aberta e informal com a comunidade. Vamos fazer visitas as obras que o governo está investindo, vamos conversar com os prefeitos da Amai, vereadores, com a comunidade no sentido de fazer a aproximação do governo, ampliando a atuação da própria ADR – afirmou o presidente José Claudio Caramori, durante coletiva de imprensa.

Presidente do Badesc, José Claudio Caramori (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)Presidente do Badesc, José Claudio Caramori (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Os roteiros são sempre organizados em parceria com as equipes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), após elaboração de diagnóstico das regiões elencando as principais demandas. Em cada programação, é visitado o município sede da ADR e também, sempre que possível, cidades vizinhas.

- Objetivo principal de tudo isso é aproximar o governo da população, do empresariado, daquelas pessoas que necessitam dos serviços do governo. E hoje temos a satisfação de receber o presidente do Badesc e que veio apresentar o que o Badesc pode oferecer tanto na iniciativa privada quanto no poder público. A parceria com a Acix e a prefeitura faz com que haja uma transparência de ações e que o governo do Estado possa agir com mais propriedade, pois sabendo onde está o problema é bem mais fácil de poder agir – comenta o secretário executivo da ADR de Xanxerê, Ademir Gasparini.

O presidente do Badesc concedeu entrevista durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (13) (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)O presidente do Badesc concedeu entrevista durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (13) (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

O prefeito Avelino Menegolla falou sobre os recursos do Governo do Estado empregados em obras do município e que isso se deve a grande representatividade política que Xanxerê.

- O Badesc sempre foi importante e sempre deu condições para o município fazer obras maiores, porque o município muitas vezes não tem recursos e, por meio do financiamento, tem como realizar obras importantes para a cidade. No momento estamos terminando de pagar um financiamento da época do Miri e, quando acabar, vamos buscar outro, porque temos que melhorar a cidade, fazer com que os 30 km de ruas asfaltadas que faltam sejam feitos e vamos buscar esse valor e aplicar em asfalto onde ainda não tem – destacou Menegolla.

Encontro com a classe empresarial
A programação da visita iniciou com café e reunião com empresários da Acix. Durante o encontro, o presidente do Badesc recebeu diversas reivindicações dos empresários e também do presidente da Expo Femi 2018, Cristiano Toffolo, que pediu apoio para a Festa Estadual do Milho do ano que vem.

- Durante a reunião, nós tratamos especificamente assuntos relativos às linhas de créditos para o setor privado e, nessa oportunidade, fomos provocados pelo coordenador da feira, assim como pelo prefeito Menegolla, no sentido de que o Badesc possa estar presente como patrocinador na próxima edição. Eu, de pronto, confirmo a presença do Badesc, e a programação vamos deixar planejada para 2018 com a participação do Badesc nos valores que serão definidos, mas com um maior valor possível estaremos participando como patrocinadores – garantiu Caramori.

Com relação a atual crise política e econômica, o presidente do Badesc ressaltou que os empresários da região Oeste estão continuando com seus negócios e voltando a investir.

- Passamos o ano de 2015 com muitas empresas buscando capital de giro, dada as dificuldades da resseção desse drama que se instalou no país e que vai demorar para sair, mas quem vai fazer sair é o empresariado, produzindo e mantendo a cadeia produtiva em ascensão. E o que estamos fazendo é estimular o empresário a investir. O Badesc está com linhas de créditos para financiar investimentos fixos, ampliações, novos empreendimentos, associado também a capital de giro no setor privado, desde o microcrédito ao grande empreendedor. E, também no setor público, através dos financiamentos pelo programa Badesc Cidades – comenta Caramori.

(Foto: Lucas Frederizzi/Tudo Sobre Xanxerê)(Foto: Lucas Frederizzi/Tudo Sobre Xanxerê)

Já o presidente da Acix, Irineu Altíssimo, destacou a importância de o município receber a ação do Governo do Estado e como isso funciona como incentivo para a classe empresarial xanxerense.

- É importante essa ação, principalmente, numa época que a gente está passando por uma crise e sabemos que o empresariado também tem que pensar na política. A nossa e todas as regiões ficaram um pouco desassistidas nos últimos tempos e essa ação é importante para dar apoio e esperança para o empresariado. Parabenizo o Governo do Estado que está incentivando o crescimento da nossa região, e esperamos que toda a classe consiga algum recurso de investimento. Tivemos, nos últimos tempos, um número expressivo de demissões, mas agora vemos que já está tendo uma melhora, o mercado está aquecendo. Então é um momento fundamental do Badesc chegar e dar esse apoio do Governo do Estado – finaliza Irineu.

Programação
Após a coletiva com a imprensa, o presidente do Badesc foi acompanhado por uma comitiva xanxerense durante visita às obras de asfaltamento na Rua Thomé de Souza, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, e no Contorno Viário Leste. À tarde, Caramori vai estar na Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) em reunião com prefeitos, vices, vereadores e o Colegiado Regional de Governo. A agenda encerra com visita às obras do Hospital Regional São Paulo (HRSP).


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar