WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Obras, Política, Tecnologia, Trânsito - 06 Mar 2018 14:56

Saiba quais são as ruas que receberão lombadas eletrônicas em Xanxerê

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 810
Saiba quais são as ruas que receberão lombadas eletrônicas em Xanxerê (Foto: Folha Regional)

Está em andamento o estudo técnico para instalação de cinco lombadas eletrônicas em Xanxerê. Segundo a autoridade de trânsito da Prefeitura de Xanxerê, Clarice Beatriz Serena o processo licitatório está pronto e durante esta semana iniciam os estudos técnicos com medição de velocidade com radares móveis, a fim de identificar os pontos de maior velocidade.

- Nesta semana iniciamos os estudos técnicos com os radares móveis que aprendemos a operar no curso. Vamos operar dentro da cidade para fazer medição dos lugares que serão instaladas às lombadas. O estudo demora um pouco mais para ficar pronto e deve ser encaminhado conforme exigência do Denatran juntamente com o processo licitatório – explica Clarice.

Cinco ruas do município receberão as lombadas: Ouro Preto, Euclides Hack, 27 de Fevereiro, Joinville e Avenida Brasil. A velocidade máxima será de 40km/h ou 50km/h por hora, definidos conforme estudo. Os locais, segundo Clarice, são de maior incidência de acidentes de trânsito e abuso de velocidade e, ainda, rotas de emergência de Bombeiros e Samu, por isso alguns pontos de lombada física nestas ruas serão retiradas.

Clarice comenta que o intuito da lombada eletrônica não é a penalização, mas sim a redução efetiva de velocidade nos pontos, punindo apenas os condutores que não respeitam a sinalização.

- A lombada física pune o bom e o mau condutor. Porque o bom condutor ele não vai andar em excesso de velocidade, mesmo não havendo obstrução na pista e o mau condutor não vai parar nem com a lombada física nem eletrônica, ou seja a lombada eletrônica somente vai punir quem não obedecer o limite de velocidade estipulado em placa de transito - salienta.

A substituição da lombada física pela eletrônica implica ainda em economia para o bom condutor, pois fazendo a frenagem e retornando, tem-se custo para o veiculo com desgaste de peças, gasto a mais em combustível. Com a lombada eletrônica a velocidade será constante, evitando frenagem excessiva, segundo Clarice.

- O objetivo é redução de velocidade, se a lombada por três meses não registrar nenhuma autuação, nenhum condutor passou a mais de 40km/h ou 50km/h, atingimos nosso objetivo, pois os condutores estarão respeitando. Não queremos arrecadar e sim diminuir a velocidade - finaliza. (Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar