WhatsApp
49 9 9964.1833
Economia, Geral, Negócios, Política, Social - 19 Set 2018 09:07

Santa Catarina conquista 2ª colocação no ranking geral de competitividade dos Estados

O Estado atingiu nota máxima no pilar Sustentabilidade Social que compõe o ranking
Por: Aline Tonello
Visualizações: 332
Santa Catarina conquista 2ª colocação no ranking geral de competitividade dos Estados (Fotos: Divulgação)

Santa Catarina conquista, pelo segundo ano consecutivo, a liderança, ficando atrás apenas de São Paulo, no Ranking de Competitividade dos Estados 2018, e ganha o prêmio de Destaque Internacional no prêmio de Excelência em Competitividade dos Estados. O secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, que representou o governador Eduardo Pinho Moreira no evento, recebeu a premiação.

- Santa Catarina é destaque como o mais eficiente entre os estados brasileiros. Temos uma atividade econômica diversificada, que amplia a base industrial e de serviços na composição do PIB, gerando impacto positivo na arrecadação de impostos. Também Santa Catarina está entre os Estados com a menor taxa de mortalidade infantil, com IDH acima da média nacional e mantém a liderança em desenvolvimento econômico e social, indicadores que levaram nosso Estado a ganhar nota máxima no pilar de Sustentabilidade Social e garantir a manutenção da 2ª colocação no Ranking Geral de Competitividade entre os Estados - destacou Biasus durante a cerimônia.

A 7ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, faz uma análise de 10 pilares: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social. Ao todo, 11 estados tiveram queda de desempenho em comparação com o ranking do ano passado, muitos impactados pela crise econômica no país.

Já Santa Catarina manteve excelentes posições e índices no ranking geral. Em números absolutos, em uma escala que vai de 0 a 100, a nota de SC este ano foi de 76,6, sendo a média nacional 49,4. Entre os pilares apresentados que constroem a classificação dos estados no ranking geral, Santa Catarina foi primeiro lugar em Sustentabilidade Social, com nota 100, em segundo lugar em Segurança Pública, com 97,8 e, em terceiro lugar, Inovação, com nota 65,5.

O ranking é uma ferramenta de avaliação da administração pública servindo de incentivo aos líderes políticos. Durante a cerimônia de apresentação do ranking foram apresentadas também boas práticas inovadoras de gestão pública dos estados e níveis de entrega de serviços públicos. Confira a posição do Estado em cada um dos pilares

Destaque internacional
Pelo segundo ano consecutivo Santa Catarina conquista o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional, reconhecendo como o Estado com maior número de indicadores acima do país médio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

- Santa Catarina obteve o 1° lugar na categoria de Destaque Internacional de Excelência em Competitividade, destacando-se, por exemplo, em transparência na gestão pública, superando, nesse quesito, países como a Alemanha. Isso demonstra que estamos no caminho certo para garantir qualidade de vida para todos os Catarinenses - comemorou o secretário de Estado, Adenilso Biasus.

O item transparência foi o diferencial para a escolha de Santa Catarina que ficou acima de países como a Alemanha. A premiação ocorreu durante a cerimônia de lançamento da 7° edição do Ranking de Competitividade dos Geral dos Estados, em São Paulo. Também ocorreram premiações nas categorias Destaque Crescimento e Destaque Boas Práticas. (Folha Regional)

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar