Santa Cruz recebe ações do programa Meu Bairro Mais Bonito - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Geral, Obras, Social - 16 Mai 2019 10:42

Santa Cruz recebe ações do programa Meu Bairro Mais Bonito

Por: Aline Tonello
Visualizações: 608
Santa Cruz recebe ações do programa Meu Bairro Mais Bonito (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Sebastião Frank, de 61 anos, é um dos moradores do Bairro Santa Cruz que colocou a mão na massa e ajudou as equipes da Prefeitura a limpar a rua onde reside. Ele, que cresceu na comunidade, apoia na prática o Programa Meu Bairro Mais Bonito, que iniciou na manhã desta quinta-feira (16). São dois dias de ações no Santa Cruz onde diversas equipes de trabalho farão a limpeza de ruas, pinturas, recolhimento de entulhos, manutenção da iluminação pública e combate à dengue.

- Vamos fazer uma conscientização para todo mundo limpar e manter bonito. Eu moro há 50 anos aqui e nunca tinha visto uma ação como essa mas eu estou achando legal. Já veio o pessoal da dengue e estamos limpando, cortando arvores. E através disso esperamos conscientizar o pessoal para deixar tudo limpo – comenta Sebastião.

Seu Sebastião mora no bairro há 50 anos e ajuda no mutirão (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

O Programa inicia no Santa Cruz porque os moradores do bairro já realizavam ações de limpeza no local. Segundo o presidente da associação de moradores, Sandro Dal Cortiva, o auxílio do município vem reforçar o trabalho e realizar reparos importantes, como tapa-buracos.

- Nosso bairro é um dos que mais precisava dessa ação e a Prefeitura está de parabéns por organizar isso e esperamos que o cuidado continue. A limpeza a gente já vinha exercendo e é está sendo feito com mais força, arrumando as estradas, vendo a questão da construção do nosso pavilhão, que é muito importante para nós aqui – comenta Sandro.

Equipes de todas as secretarias municipais estão envolvidas e, para contribuir com a ação, os moradores podem participar limpando seu terreno, calçadas e depositando todo material nos contêineres que são disponibilizados pelas ruas do bairro. A Secretaria de Obras faz operação tapa-buraco, pintura de meio-fio, limpeza das ruas e roçada. Pela secretaria de Saúde, agentes conferem carteira de vacinação e fazem novos cadastros; a Vigilância Sanitária entrega cloro para limpeza de caixas d’água; o controle de zoonoses faz a contagem dos animais no bairro; e as agentes de combate à dengue visitam as casas e orientam os moradores.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza distribuição de mudas do viveiro municipal e auxilia na limpeza em geral. A Educação trabalha com os alunos da escola Rui Pimentel e com a associação de moradores. Já as secretarias de Esporte, Assistência Social, Administração e Desenvolvimento Econômico realizam ações de apoio estratégico e integrado às demais atividades.

- Queremos deixar o bairro mais bonito, mais limpo, mais organizado. Escolhemos o Santa Cruz porque a ideia nasceu aqui. As lideranças começaram a dar exemplo. Senti, durante uma visita, que eles já estavam fazendo sua parte, mas havia uma necessidade da ação pública como um todo, com as máquinas, fazendo operação tapa-buraco, fazendo troca de lâmpadas, cuidando da saúde pública. Nessa parceria entre a comunidade e o poder público podemos ter um bairro mais bonito e mais digno das pessoas que nele moram – destaca o prefeito em exercício.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar